AXN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AXN
Tipo Rede de televisão por assinatura
País  Portugal
 Brasil
 Espanha
 Japão
Fundação 22 de maio de 1997 (16 anos)
por Sony Pictures Entertainment
Proprietário Sony Pictures Entertainment
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Portugal Vodafone TV
Portugal Bragatel
Portugal Cabovisão
Portugal Clix Smart TV
Portugal Meo
Portugal TVTel
Portugal ZON TV Cabo
Brasil GVT TV
Brasil NET
Brasil Oi TV
Brasil Vivo TV
Brasil Sky Brasil
Brasil Claro TV
Brasil Cabo Telecom
Brasil TVN
Emissoras afiliadas Sony
Animax
Nome(s) anteriore(s) Action Extreme Channel e TeleUno (Brasil e América Latina)
Página oficial AXN.com
AXN.pt
Disponibilidade por satélite
GVT TV
Canal 94 (HD)
Oi TV
Canal 70
Canal 572 (HD)
Canal 69 (HD) (Satélite SES-6)
SKY Brasil
Canal 48
Canal 248 (HD)
Vivo TV
Canal 543
Canal 852 (HD)
Claro TV
Canal 85
Canal 585 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 34
Canal 135 nota 1 1
Canal 534 (HD)
Canal 635 (HD) nota 2 2
Vivo TV
Canal 74
Canal 374 (HD)
ORM Cabo
Canal 39
Canal 539 (HD)
TVN
Canal 301
Canal 821 (HD)
BVCi
Canal 38
Astro
Canal 34
CaboNNet
Canal 51
TCM
Canal 31
Cabo Telecom
Canal 34
TV Alphaville
Canal 46
Canal 246 (HD)

AXN é um canal de televisão por assinatura de propriedade da Sony Pictures Entertainment, que foi inicialmente lançado em 22 de maio de 1997 na Ásia com o nome de Action Extreme Channel.3 No entanto, por razões comerciais e para facilitar a sua difusão pelo público, o nome é alterado para AXN. Atualmente, é um dos canais com maior audiências no mundo; só na América Latina, a estimativa é de 25 milhões de espectadores diários. No Brasil substituiu o canal TeleUno em 1998.

A sua programação é constituída maioritariamente por séries e filmes da Sony Pictures Entertainment, que normalmente são transmitidos pela CBS e pela NBC, em que se destacam produções de grande sucesso mundial como Charmed, CSI (bem como os seus spin-offs), ER, entre outros. Algumas produções europeias são também transmitidas pelo AXN, como Alarm für Cobra 11, Hospital Central, entre outros.

O AXN também produz magazines, relacionados com o mundo da música e dos videojogos, como o AXN Beats que mostra videoclipes e especiais sobre artistas e seus gêneros musicais entre os programas da grade, o AXN Flix que exibe bastidores e making ofs de grandes lançamentos do cinema e AXN Show Room que mostra novidades do mundo automotivo e tecnológico. Em Portugal, o AXN Iberia produz também o Insert Coin, que ressalva as novidades em termos de jogos electrónicos para diversas plataformas e computador pessoal.

Em Portugal, através da SPTI Networks Ibéria S.I. que é filial da Sony Pictures Television na Península Ibérica,4 o AXN é distribuído pelas operadoras pagas como a Cabovisão, Meo, e a ZON TV Cabo e é líder de audiências na área do entretenimento.5 Competindo directamente com a FOX Portugal, o AXN conta com 9,04% de share.5 No Brasil, é distribuído pela HBO Brasil e está presente em todas as operadoras, exceto na estreante DTHi.

Em 6 de abril de 2009, a versão em HD do canal foi lançado através dos operadores portuguesas da Meo e da ZON TV Cabo. Apesar de um novo canal, o AXN HD é um simulcast da versão SD (standard definition), em que a programação é a mesma mudando apenas a qualidade e o formato na versão em alta definição.6 Em 1º De Junho de 2011, teoricamente foi lançado a versão em HD para a América Latina, mas no Brasil só foi oficialmente comercializado em 22 de Julho de 2011, pela operadora SKY.

Notas

  1. Nas praças onde já foi adotado o line-up "Juntinho"
  2. Nas praças onde já foi adotado o line-up "Juntinho"

Referências

Ligações externaseditar | editar código-fonte









Creative Commons License