A Ver-o-Mar (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Senhora das Neves.

A Ver-o-Mar ou Aver-o-Mar é uma zona na cidade da Póvoa de Varzim em Portugal, é também uma das onze partes da cidade. Aver-o-Mar localiza-se a norte do Centro da Póvoa de Varzim. Esta parte da cidade assenta no norte da freguesia de Aver-o-Mar e corresponde aos limites do casario da antiga aldeia de Aver-o-Mar.

Geografiaeditar | editar código-fonte

Localização de Aver-o-Mar na cidade.
A praia da Fragosa. A principal praia de Aver-o-Mar.

Aver-o-Mar está limitada a Norte pela Aguçadoura, a Este por Amorim e a sul pelo Agro-Velho e a poente tem costa no Atlântico entre as praias da Fragosa e do Quião.

Aver-o-Mar compreende locais de carácter distinto. O litoral norte da freguesia, entre o Esteiro e o Cabo de Santo André, corresponde à antiga aldeia de Santo André, lugar piscatório, e entre a igreja paroquial e a Estrada Nacional 13, o antigo núcleo rural de Aver-o-Mar do qual resta o casario delimitado pelo Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim.

A parte de Aver-o-Mar, corresponde à parte mais rural da freguesia, com as vias: Avenida dos Pescadores, Avenida Jardim da Praia e Rua do Sargaceiro, a percorrerem a parte poente, junto às praias. A Estrada Nacional 13, ali denominada Rua Gomes de Amorim, cruza aver-o-Mar, dividindo-a assim da sua zona nascente.

Históriaeditar | editar código-fonte

Aver-o-Mar aparece pela primeira vez em 1099 com a denominação Abonemar. O povoamento do lugar deveu-se ao cavaleiro medieval D. Lourenço Fernandes da Cunha e seus sucessores que viviam em Varzim dos Cavaleiros.

A capelinha de Nossa Senhora das Neves já existia no século XV, que seria aumentada no século XVIII. A igreja actual data de 1883 e a paróquia de Aver-o-Mar foi criada em 1922 por desanexação da paróquia de Amorim, coincidindo com a criação da freguesia civil.

Em meados do século XIX, a grande aldeia de Avelomar era tida como uma aldeia de casinhas brancas desde um sítio que se chamava Lameiro até à borda de água e na parte mais elevada do areal havia uma fileira comprida de moinhos, a guarda avançada no areal da primeira fileira de casas. A maioria da população vivia da agricultura e uma outra da pesca. Estabelece-se então uma Aldeia Nova, que são as últimas casas no areal onde vivam pescadores audazes.1

Festas e romariaseditar | editar código-fonte

A principal festividade de Aver-o-Mar é a Festa de Nª Srª das Neves, que decorre no Domingo mais próximo do dia 7 de Agosto.

Por outro lado, a Festa de Santo André ou mais propriamente Romaria de Santo André, a 30 de Novembro, é de carácter mais abrangente, sendo uma das principais e mais antigas devoções religiosas dos pescadores da Póvoa de Varzim.

Referências

  1. Archivo pittoresco Volume XI. [S.l.]: Castro Irmão & C.ª, 1868.







Creative Commons License