Alto Volta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Bandeira do Alto Volta.

Alto Volta é um país extinto da África atualmente chamado de Burquina Fasso1 desde 4 de Agosto de 1984.

Após uma década de intensas disputas entre ingleses e franceses, o reino Mossi de Ouagadougou foi finalmente conquistado pelas forças coloniais francesas, tornando-se um protetorado francês em 1896. Em 1897 a França começou a delimitar o território após travar diversas batalhas com o poderoso império do guerreiro africano Samory Touré que lutava contra forças imperialistas.

No ano de 1898 a maior parte do território considerado francês já estava delimitado, porém, com algumas áreas de comando incerto.

Uma convenção entre França e Inglaterra em 14 de Junho de 1898 colocou fim à disputa entre as duas potências. A França combateu contra comunidades locais por cerca de mais 5 anos. Em 1904, diversos territórios que próximos ao rio volta (nome dado pelos portugueses e que culminou no nome do país) foram integrados à chamada África Ocidental Francesa, na colônia do Alto-Senegal-Niger (Haut-Sénégal-Niger) como parte da reorganização do império francês do oeste africano. A capital do império era Bamako.

O país chamado Alto Volta francês foi estabelecido em 1 de março de 1919. Em 11 de dezembro de 1958 foi estabelecido um governo autônomo dentro da comunidade francesa que conquistou sua independência em 5 de agosto de 1960, passando a chamar-se Alto Volta até a mudança de nome para Burquina Fasso em 1984.

Limitava-se a Norte e a Oeste com o Mali2 , a Sul com a Costa do Marfim, Gana, Togo e Benim e a Leste com o Níger.

Dados principais de Alto Voltaeditar | editar código-fonte

  • Gentílico: Altoeno, Voltense ou Altoeno-Voltense
  • Capital e maior cidade: Uagadugu
  • Língua oficial: Francês
  • Código de internet: AV

Referências








Creative Commons License