Anne Bancroft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Anne Bancroft
Anne Bancroft em 1960.
Nome completo Anna Maria Louisa Italiano
Outros nomes Anne Marno
Anna Marno
Nascimento 17 de setembro de 1931
Bronx, Nova Iorque
Morte 06 de junho de 2005 (73 anos)
Bronx, Nova Iorque
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge
Atividade 1951 - 2005
Oscares da Academia
Melhor Atriz Principal
1962 - The Miracle Worker
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz em Comédia ou Musical
1967 - The Graduate
Melhor Atriz - Drama
1964 - The Pumpkin Eater
Festival de Cannes
Melhor Atriz
1964 - The Pumpkin Eater
BAFTA
Melhor Atriz Principal
1962 - The Miracle Worker
1964 - The Pumpkin Eater
1986 - 84 Charing Cross Road
IMDb: (inglês) (português)
Anne no Emmy Awards, em 1997

Anne Bancroft, pseudônimo de Anna Maria Louisa Italiano (Nova Iorque, 17 de setembro de 1931Nova Iorque, 6 de junho de 2005) foi uma premiada atriz americana, um ícone de beleza e sensualidade, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação no filme The Miracle Worker1 , sua estrela na calçada da fama está localizada 6368 Hollywood Boulevard.

Carreiraeditar | editar código-fonte

Logo na sua infância recebeu as primeiras lições de interpretação e dança. Em 1950, estreia na televisão como Anne Marno. Em 1952, assinou contrato com os estúdios de cinema da Fox e foi obrigada a deixar o seu nome demasiado "étnico" e entre os vários propostos pelo estúdio, escolheu "Bancroft", porque "lhe pareceu digno". Iniciou a sua carreira com filmes que falharam em demonstrar as suas qualidades interpretativas. O primeiro foi Os Meus Lábios Queimam, de Roy Ward Baker, que não é certamente dos mais recordados protagonizados por Marilyn Monroe ou Richard Widmark.

Em 1958, cansada de westerns de série B e filmes ainda menos memoráveis, regressa a Nova Iorque, começa a estudar no Actors Studio ao mesmo tempo que se vira para o teatro na Broadway, sendo galardoada com um Tony (o prémio máximo da Broadway) na peça Two for the Seesaw, com Henry Fonda, dirigida por Arthur Penn, provando as suas credenciais como actriz dramática. Em 1960, recebeu o segundo pelo seu papel da professora Annie Sullivan, em The Miracle Worker, que ensinou Helen Keller, que nasceu surda e cega, e onde também era dirigida por Penn.

Perdendo o papel na adaptação cinematográfica de Two for the Seesaw para Shirley MacLaine, Arthur Penn resistiu às pressões dos estúdios para contratar uma actriz mais glamorosa para a adaptação de The Miracle Worker. Em consequência, o orçamento foi muito mais pequeno. Com O Milagre de Ann Sullivan, Bancroft recebeu o Oscar de Melhor Atriz1 e Patty Duke, também repetindo a interpretação na peça como Keller, o de Actriz Secundária. A sua ausência da cerimónia contribuiu para mais um capítulo lendário da história de Hollywood, quando o seu prémio foi recebido por Joan Crawford, incendiando assim ainda mais a relação de ódio com Bette Davis, que estava nomeada esse ano pela 12.ª vez, por O Que tera acontecido a Babby Jane (em que Crawford e Davis trabalharam juntas).

Costuma dizer-se que Anne Bancroft teve duas carreiras, uma nos anos 50, e outra nas décadas seguintes. Os anos 60 são de trabalhos para a imortalidade, de Discussão no Quarto (1964, 2.ª nomeação aos Óscares, prémio no Festival de Cannes), de Jack Clayton, Chamada Para a Vida (1965), de Sydney Pollack, Sete Mulheres (1965), de John Ford. A popularidade de Bancroft atingiu o auge com esse filme geracional chamado The graduate (1967, 3.ª nomeação), de Mike Nichols, em que Bancroft interpretou a mãe da namorada de Benjamin Braddock (Dustin Hoffman), simplesmente conhecida como Mrs. Robinson. Foi um papel que ela, desaconselhada por várias pessoas, quase recusou: o da "mulher mais velha a fazer sexo com um jovem". Entre muitas frases famosas que ficaram, destaca-se naturalmente quando o confuso e inexperiente Benjamin dirige-se a Mrs. Robinson e diz "Mrs. Robinson, está-me a tentar seduzir… não está?".

Embora a sua carreira tenha ficado definida por esse papel (mais do que aquele que lhe deu o Óscar) e nunca tenha sido tão popular como nesse momento, que a levou ao longo dos anos a proclamar o seu espanto por as pessoas nunca terem ultrapassado o seu impacto (o que não será difícil de explicar se pensarmos que, independentemente do filme, também está ligada à canção de Simon & Garfunkel), o estatuto como uma das actrizes mais respeitadas nos palcos, cinema e televisão manteve-se desde então.

Entre os filmes e trabalhos em televisão que merecem destaque contam-se O Jovem Leão (1972), de Richard Attenborough, A Última Loucura de Mel Brooks (1976), como ela própria, Jesus de Nazaré (1977), de Franco Zeffirelli (televisão), A Grande Decisão (1977, 4.ª nomeação), de Herbert Ross, ao lado de Shirley MacLaine. Novamente inesquecível em O Homem-Elefante (1980), também ele um trabalho inesquecível de David Lynch, produzido por Mel Brooks, Ser ou Não Ser (1983), de Alan Johnson (ao lado do seu marido), Garbo e Eu (1984), de Sidney Lumet, Agnes de Deus (1985, 5.ª nomeação), num confronto memorável com Jane Fonda, A Rua do Adeus, de David Hugh Jones (com Anthony Hopkins e Matthew Broderick).

Nos anos 90, para além de vários papéis em telefilmes, destacam-se presenças secundárias nos filmes A Assassina (1993), de John Badham, Onde Reside o Amor (1995), de Jocelyn Moorhouse, Fim-de-Semana em Família (1995), de Jodie Foster, Espírito do Sol (1996), um filme injustamente esquecido de Michael Cimino, G.I. Jane (1997), de Ridley Scott, Grandes Esperanças (1998), questionável experiência na língua inglesa por parte de Alfonso Cuarón, no filme protagonizado por Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow, Antz - A Formiga Z (1998), de Eric Darnell e Tim Johnson. Em 2000, foi a mãe de Ben Stiller em Sedutora Tentação. Ainda em 2000, Paixão em Florença antecede o seu último filme, onde teve um pequeno mas delicioso papel, Matadoras (2001).

Em 2002 regressou ao teatro após uma ausência de 21 anos, com a peça off-Broadway "Occupant", de Edward Albee. Em 2003, faz o seu último trabalho à frente das câmaras, no telefilme The Roman Spring of Mrs. Stone, pelo qual foi nomeada para um Emmy. Terá feito ainda a voz no filme de animação Delgo, de Marc F. Adler e Jason Maurer, ainda por estrear.

Uma ironia, já que em A Grande Decisão, interpretara uma bailarina que abdicara da vida pessoal para prosseguir a sua carreira. Em 2000, reflectiu sobre o que pensou quando conheceu Brooks: "Este tipo parece-se com o meu pai e age como a minha mãe. É o indicado para mim." No dia seguinte a tê-lo conhecido, disse à sua psiquiatra: "Vamos despachar este processo, conheci o homem certo". Foi ela que o convenceu a fazer a adaptação musical do seu filme O Falhado Amoroso e após ver os ensaios com Nathan Lane e Matthew Broderick percebeu a falta que o teatro lhe fazia e fez o citado regresso após tantos anos. Aliás, uma das suas últimas presenças foi com o marido na série da HBO Curb Your Entusiasm, de Larry David, interpretando uma paródia a uma cena de The Producers.

Em 1980, Bancroft fez a única experiência como actriz, argumentista e realizadora, com Água na Boca. Já na cerimónia dos Óscares de 1993, ela e Dustin Hoffman fizeram uma rábula à volta da famosa pergunta sobre a sedução de A Primeira Noite. Mas desta vez a resposta foi "agora já não"…

Vida pessoaleditar | editar código-fonte

Foi casada duas vezes; o primeiro casamento foi com Martin May, a união durou de 1 de julho de 1953 até 13 de fevereiro de 1957. Eles não tiveram filhos. Em 1961, Bancroft conheceu Mel Brooks em um ensaio para o show de variedades de Perry Como. Bancroft e Brooks se casaram em 5 de agosto de 1964, e ficaram juntos até sua morte. Eles tiveram um filho, Maximillian, nascido em 1972.

Morteeditar | editar código-fonte

Anne Bancroft morreu, aos 73 anos, de câncer de útero em 6 de junho de 2005, no Mount Sinai Hospital, em Nova York. A sua morte surpreendeu a muitos, até mesmo alguns de seus amigos. Ela foi enterrada no Cemitério Kensico em Valhalla, Nova York, perto dos pais, Mildred e Michael Italiano. Um monumento de mármore branco com um anjo chorando adorna seu túmulo.2

Teatroeditar | editar código-fonte

Ano Título Papel
1958 Two for the Seesaw vencedora Tony Award
1959 The Miracle Worker vencedora Tony Award
1963 Mother Courage and Her Children
1965 The Devils
1967 The Little Foxes
1968 A Cry of Players
1977 Golda Indicada Tony Award
1981 Duet for One
2002 Occupant

Filmeseditar | editar código-fonte

Ano Título Papel Notes
1952 Don't Bother to Knock Lyn Lesley
1953 Tonight We Sing Emma Hurok
1953 Treasure of the Golden Condor Marie, Comtesse de St. Malo
1953 The Kid from Left Field Marian Foley
1954 Gorilla at Large Laverne Miller
1954 Demetrius and the Gladiators Paula
1955 Predefinição:The Raid Katie Bishop
1955 New York Confidential Kathy Lupo
1955 A Life in the Balance María Ibinia
1955 The Naked Street Rosalie Regalzyk
1955 The Last Frontier Corinna Marston
1956 Walk the Proud Land Tianay
1957 Nightfall Marie Gardner
1957 The Restless Breed Angelita
1957 The Girl in Black Stockings Beth Dixon
1962 The Miracle Worker Anne Sullivan Macy Vencedora Oscar de melhor atriz
Vencedora BAFTA
National Award
Vencedora San Sebastián
Indicada Golden Globe
1964 The Pumpkin Eater Jo Armitage Oscar Vencedora BAFTA
Vencedora Golden Globe
Vencedora Cannes
Indicada Oscar
1965 The Slender Thread Inga Dyson
1966 7 Women Dr. D.R. Cartwright
1967 The Graduate Mrs. Robinson Vencedora Golden Globe
Indicada Oscar
Indicada BAFTA
1972 Young Winston Lady Randolph Churchill Indicada BAFTA
1974 Blazing Saddles Extra in Church Congregation não-creditada
1975 The Prisoner of Second Avenue Edna Edison Indicada BAFTA
1975 The Hindenburg Ursula, The Countess
1976 Lipstick Carla Bondi
1976 Silent Movie ela própria
1977 The Turning Point Emma Jacklin Indicada National Award
Indicada Oscar
Indicada BAFTA
Indicada Golden Globe
1977 Jesus of Nazareth Mary Magdalene Indicada Emmy
1980 Fatso Antoinette Diretora e escritora
1980 The Elephant Man Mrs. Kendal
1983 To Be or Not to Be Anna Bronski Indicada Golden Globe
1984 Garbo Talks Estelle Rolfe Indicada Golden Globe
1985 Agnes of God Mother Miriam Ruth Indicada Oscar
1986 night, Mother Thelma Cates Indicada Golden Globe
1986 84 Charing Cross Road Helene Hanff Vencedora BAFTA
1988 Torch Song Trilogy Ma Beckoff
1989 Bert Rigby, You're a Fool Meredith Perlestein
1992 Honeymoon in Vegas Bea Singer
1992 Love Potion No. 9 Madame Ruth
1993 Point of No Return Amanda
1993 Malice Mrs. Kennsinger
1993 Mr. Jones Dr. Catherine Holland
1995 How to Make an American Quilt Glady Joe Cleary Indicada Screen Award
1995 Home for the Holidays Adele Larson
1995 Dracula: Dead and Loving It Madame Ouspenskaya (Gypsy Woman)
1996 TheSunchaser Dr. Renata Baumbauer
1997 G.I. Jane Sen. Lillian DeHaven
1997 Critical Care Nun
1998 Great Expectations Ms. Dinsmoor
1998 Mark Twain's America in 3D Narrator
1998 Antz Queen voz
2000 Keeping the Faith Ruth Schram
2000 Up at the Villa Princess San Ferdinando
2001 Heartbreakers Gloria Vogal/Barbara
2001 In Search of Peace Golda Meir voz
2008 Delgo Sedessa voz

Televisãoeditar | editar código-fonte

Ano Título Papel Notes
1967 ABC Stage 67I'm Getting Married Virginia
1970 Annie: The Women in the Life of a Man Vencedora Emmy
1974 Annie and the Hoods
1977 Jesus of Nazareth Mary Magdalene Miniseries
1982 Marco Polo Marco's mother Miniseries
1990 Freddie and Max Maxine (Max) Chandler Seis episódios
1992 Broadway Bound Kate Jerome Indicada Emmy Award
1992 Mrs. Cage Lillian Cage Indicada Emmy
1994 Oldest Living Confederate Widow Tells All Lucy Marsden (age 99–100) Indicada Emmy
1994 Great PerformancesThe Mother Mrs. Fanning
1994 The Simpsons Dr. Zweig (voice) Episódio: "Fear of Flying"
1996 Homecoming Abigail Tillerman Indicada Screen Award
1999 Deep in My Heart Gerry Eileen Cummins Vencedora Emmy
2001 Haven Mama Gruber Indicada Emmy
2003 Predefinição:The Roman Spring of Mrs. Stone Contessa Indicada Emmy
Indicada Satellite Award
Indicada Screen Award
2004 Curb Your Enthusiasm ela própria

Prêmios e indicaçõeseditar | editar código-fonte

Óscareditar | editar código-fonte

Ano Categoria Filme Resultado
1985 Melhor atriz Agnes of God Indicada
1977 Melhor atriz The Turning Point Indicada
1967 Melhor atriz The Graduate Indicada
1964 Melhor atriz The Pumpkin Eater Indicada
1962 Melhor atriz The Miracle Worker Vencedora1

BAFTAeditar | editar código-fonte

Ano Categoria Filme Resultado
1986 Melhor atriz 84 Charing Cross Road Vencedora
1977 Melhor atriz The Turning Point Indicada
1975 Melhor atriz The Prisoner of Second Avenue Indicada
1972 Melhor atriz Young Winston Indicada
1967 Melhor atriz The Graduate Indicada
1964 Melhor atriz Estrangeira The Pumpkin Eater Vencedora
1962 Melhor atriz Estrangeira The Miracle Worker Vencedora

Globo de Ouroeditar | editar código-fonte

Golden Globe Awards

Ano Categoria Filme Resultado
1984 Melhor atriz- Comédia/Musical Garbo talks Indicada
1983 Melhor atriz- Comédia/Musical To be or not to be Indicada
1967 Melhor atriz- Comédia/Musical The Graduate Vencedora
1986 Melhor atriz- Drama Night mother Indicada
1985 Melhor atriz- Drama Agnes of God Indicada
1977 Melhor atriz- Drama The Turning Point Indicada
1964 Melhor atriz- Drama The Pumpkin Eater Indicada
1962 Melhor atriz- Drama The Miracle Worker Vencedora

Festival de Canneseditar | editar código-fonte

Ano Categoria Filme Resultado
1964 Melhor Atriz The Pumpkin Eater Vencedora

Framboesa de Ouroeditar | editar código-fonte

Ano Categoria Filme Resultado
1992 Pior atriz coadjuvante Bert Rigby, you're a fool Indicada

Referências

  1. a b c Anne Bancroft Biography (em inglês). Thebiographychannel.co.uk. Página visitada em 12 de Abril de 2012.
  2. Anne Bancroft (em inglês) no Find a Grave.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anne Bancroft









Creative Commons License