Antígua e Barbuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antigua and Barbuda
Antígua e Barbuda
Bandeira de Antígua e Barbuda
Brasão  Antígua e Barbuda
Bandeira Brasão de armas
Lema: Each Endeavouring, All Achieving
"Cada um esforçando-se, todos alcançaremos"
Hino nacional: Fair Antigua, We Salute Thee
Gentílico: antiguano

Localização  Antígua e Barbuda

Localização de Antígua e Barbuda
Capital Saint John's
17º7'2N 61º50'44O
Cidade mais populosa Saint John's
Língua oficial inglês ²
Governo Democracia Parlamentar sob uma Monarquia Constitucional Federal
 - Chefe de Estado Isabel II do Reino Unido
 - Governadora-geral Louise Lake-Tack
 - Primeiro-ministro Baldwin Spencer
 - Líder da oposição Lester Bird
Independência do Reino Unido 
 - Declarada 1 de Novembro de 1981 
Área  
 - Total 441 km² (175.º)
 - Água (%) Desprezível
 - Urbana 70% km²
População  
 - Estimativa de 2012 88.000 hab. 
 - Densidade 197 hab./km² (57.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2009
 - Total US$ 1,472 mil milhões* 
 - Per capita US$ 17.308 
IDH (2012) 0,760 (67.º) – elevado1
Moeda Dólar do Caribe Oriental (XCD)
Fuso horário AST (UTC-4)
Org. internacionais ONU, OEA, Caricom, Commonwealth
Cód. ISO AG
Cód. Internet .ag
Cód. telef. +1-268
Website governamental ab.gob.ag
¹ God Save the Queen é oficialmente o hino nacional, mas é geralmente usado apenas em ocasiões reais.
² O crioulo antiguano é uma língua local.

Antiga e Barbuda2 ou Antígua e Barbuda (em inglês: Antigua and Barbuda) é um país independente das Américas constituído por 37 ilhas situadas entre o mar do Caribe (português brasileiro) (mar das Caraíbas (português europeu)) e o Oceano Atlântico. É constituída por duas grandes ilhas, Antiga (pronunciado em inglês: /ænˈtiːɡə/) e Barbuda (pronunciado em inglês: /bɑrˈbjuːdə/), e outras seis ilhotas: Great Bird, Green, Guinea, Long, Maiden e York; além de outras 29 ilhotas desabitadas. Separada por poucas milhas marítimas, o arquipélago faz parte das ilhas de Barlavento das Pequenas Antilhas, na América central; cerca de 17° norte da linha do Equador.

Os primeiros habitantes das ilhas surgiram há cerca de 4 400 anos, mas apenas em 1493, elas foram descobertas por Cristóvão Colombo que as batizou, e colonizou em nome do reino da Espanha. Tal estatuto durou até 1667, quando foram vendidas à Grã-Bretanha, tendo estado sob soberania britânica até à sua independência em 1981. Desde então Antígua e Barbuda se tornou um dos 196 países reconhecidos pela ONU, além de uma das últimas 44 monarquias da atualidade, um dos 25 microestados (países com uma área menor que 1 000 km², e um dos dezasseis reinos da Commonwealth of Nations (Comunidade de Nações), a liga de ex-colônias britânicas que reconhecem a Rainha Elizabeth II (português brasileiro) (Isabel II (português europeu)) como sua chefe de Estado.

Antígua e Barbuda é também um dos 46 países que tem o inglês como seu idioma oficial e um dos seis a adotar o dólar do Caribe Oriental (português brasileiro) (dólar das Caraíbas Orientais (português europeu)) como sua moeda. Sua população em 2012 é de 88 mil habitantes, ocupando a posição 175 na lista de países por população; desses, cerca de 30% vivem em Saint John's (ou São João) que com 26 mil habitantes, é a capital e maior cidade do país.

Históriaeditar | editar código-fonte

Os siboneys foram os primeiros habitantes conhecidos das ilhas de Antígua e Barbuda: em 2400 antes de Cristo, já habitavam as ilhas. Porém, quando Cristóvão Colombo lá desembarcou na sua segunda viagem, em 1493, eram tribos de ameríndios arawaks e caribes que as povoavam. Aos primeiros povoamentos de espanhóis e franceses, sucederam-se os britânicos que formaram uma colónia em 1667. A escravatura, estabelecida para fornecer mão de obra para as plantações de cana-de-açúcar em Antígua, foi abolida em 1834. O país integrou a Federação Leeward de 1871 a 1956. Foi colônia autônoma do Reino Unido (1956-1958) até fazer parte da Federação das Índias Ocidentais (1958-1962). Entre 1967 e 1981, foi um estado associado ao Reino Unido. As ilhas transformaram-se num estado independente dentro da Commonwealth em 1981.


A ilha de Antígua, originalmente chamado de "Wa'ladli" pelos Arawaks, é hoje chamado de "Wadadli" pelos habitantes locais. É possível que caribenhos tenham chamado de "Wa'omoni". Cristóvão Colombo, ao navegar por volta de 1493, chamou a ilha de Santa Maria la Antigua, em homenagem um ícone da Catedral de Sevilha. Os espanhóis não colonizarm Antigua porque faltou água fresca, mas não por causa dos habitantes agressivos.

Governoeditar | editar código-fonte

Sistema políticoeditar | editar código-fonte

Mapa de Antígua e Barbuda.


O pais é membro do Comunidade de Nações (em inglês: Commonwealth Real) e o chefe de estado é a Rainha Isabel II, que é representada em Antígua e Barbuda por um governador geral. O poder executivo está nas mãos do primeiro-ministro, que também é chefe do governo. O primeiro-ministro é geralmente o líder do partido vencedor nas eleições para a Câmara dos Representantes (17 deputados), que se realizam de cinco em cinco anos. A outra câmara do parlamento, o senado, tem 17 membros, nomeados pelo governador-geral.

O primeiro-ministro eleito foi o trabalhista Vere C. Bird. Nas eleições de 1994, Bird foi substituído pelo filho, Lester Bird, o actual primeiro-ministro é Baldwin Spencer (24 de Março de 2004 - ). Durante os últimos anos, em meio a suspeitas de corrupção no governo, ganhou importância em Barbuda um movimento em prol da secessão.

Subdivisõeseditar | editar código-fonte

Paróquias de Antígua.

A ilha de Antígua é dividida em seis paróquias. Já a ilha de Barbuda (1,241) e a desabitada ilha de Redonda são duas dependências.

Nome População
1. Saint George &&&&&&&&&&&04473.&&&&&04 473
2. Saint John &&&&&&&&&&014121.&&&&&014 121
3. Saint Mary &&&&&&&&&&&05303.&&&&&05 303
4. Saint Paul &&&&&&&&&&&06117.&&&&&06 117
5. Saint Peter &&&&&&&&&&&03622.&&&&&03 622
6. Saint Philip &&&&&&&&&&&02964.&&&&&02 964

Geografiaeditar | editar código-fonte

A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 km² e suas dependências: Barbuda, com 160 km², e Redonda, com 2 km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores.

Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a diferenciam do resto do Caribe.

Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora.

As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de julho a outubro.

As ilhas são em geral baixas. O ponto mais elevado é o Monte Obama, com 402 m de altitude, chamado "Pico Boggy" até 2009. A principal cidade deste pequeno país é a capital, Saint John's, em Antígua. A maior cidade de Barbuda é Codrington. A ilha Redonda está presentemente desabitada.

Economiaeditar | editar código-fonte

A economia depende principalmente do turismo. Também é importante a produção agrícola da cana-de-açúcar, algodão e frutas, bem como refino de petróleo e produção de têxteis, madeira e produção de rum. Também há produção de cerveja, vestuário, cimento, artesanato local e mobiliário.

A moeda oficial é o Dólar do Caribe Oriental (East Caribean Dolar), com uma taxa de 2.7:1 em relação ao dólar E.U. (2009). O produto interno bruto era $ 11.000 por habitante em 2003 e a taxa de inflação anual é muito baixo (0,4% em 2000). O país tem dívida externa de $ 231 milhões (2002) e uma moderada taxa de desemprego de 11% (2001). Antígua e Barbuda exporta produtos petrolíferos, máquinas, equipamentos de transporte e alimentos à Organização dos Estados do Caribe Oriental (16%), Barbados (15%), Guiana (4%), Trinidad e Tobago (2%) e os E.U.A (0,3%) (2000).

Dentre os produtos fabricados para exportação, destacam-se produtos de cama, artesanato e componentes eletrônicos. As perspectivas para o crescimento econômico no médio prazo continuará a depender do crescimento de renda do mundo industrializado, especialmente no Estados Unidos, dos quais cerca de um terço de todos os turistas que vêm. Entre os produtos agrícolas, para além dos nomeados, incluem-se mamão, goiaba, laranja, abacaxi, limão ecenoura. Na pecuária destacam-se o gado bovino e ovelhas.

Dos produtos importados, a origem principal são: Estados Unidos (27%), Reino Unido (16%), Canadá (4%), e de outros países (50%). A maioria os produtos importados são agrícolas e de produtos petrolíferos.

Após a abertura da Universidade Americana de Faculdade de Medicina de Antígua pelo investidor e Neil Simon advogado em 2003, uma nova fonte de receita foi estabelecida. A universidade emprega muitos Antiguans locais e os cerca de 1.000 alunos consomem uma grande quantidade de bens e serviços.3

Demografiaeditar | editar código-fonte


Etniaeditar | editar código-fonte

A população do país é composta em sua maioria por descendentes da África Ocidental, de britânicos e portugueses. A constituição étnica consiste em 91% de negros, 4,4% de pardos, 1,7% de brancos e 2,9% de outras (principalmente do leste indiano e asiáticos). A maioria dos brancos são de descendência britânica e irlandesa. Há também um pequeno número de árabes, asiáticos e judeus que compõem a população. Os portugueses foram imigrados da ilha da Madeira.

Hoje, uma percentagem cada vez maior da população vive no exterior, principalmente no Reino Unido (Antiguan britânicos), Estados Unidos e Canadá. Uma minoria de moradores de Antigua são imigrantes de outros países, especialmente da Dominica, Guiana e Jamaica, e, cada vez maior, da República Dominicana, St. Vicente e Granadinas e Nigéria. Estima-se que 4.500 cidadãos americanos também fazem possuem moradia em Antígua e Barbuda, fazendo seus números uma das maiores populações no Caribe Oriental.

Religiãoeditar | editar código-fonte

A maioria dos habitantes de Antígua e Barbuda são cristãos, distribuídos em:

  • Anglicanos: 44%
  • Protestantes: 40%
  • Católicos Apotólicos Romanos: 10%

Outras denominações cristãs no país são os batistas e os presbiterianos. Religiões não-cristãs praticadas nas ilhas incluem o Movimento Rastafari, islamismo, judaísmo e da Fé Bahá'í. Existem também alguns que se denominam ateus, que corresponde a 6% da população.

Cidades mais populosaseditar | editar código-fonte

Sociedadeeditar | editar código-fonte

Educaçãoeditar | editar código-fonte

A população de Antígua e Barbuda tem um alto nível de alfabetização,um pouco acima dos 90%.

A ilha de Antígua tem, em 2008, duas escolas de medicina, a American University of Antigua (AUA),4 fundada em 2004 e a University of Health Sciences Antigua (UHSA),5 fundada em 1982. Há também um colégio pertencente ao governo em Antígua, assim como o Antigua and Barbuda Institute of Information Technology (ABIIT). A University of the West Indies tem uma ramificação em Antígua para a população local continuar seus estudos na universidade. Antígua tem algumas escolas internacionais, a mais conhecida sendo a CCSET International Academy.

Saúdeeditar | editar código-fonte

Em 1998, Antígua e Barbuda adotaram medidas nacionais para se tornar o provedor principal de serviços médicos no Caribe. Como parte desta missão, o governo está construindo o hospital mais avançado tecnologicamente do Caribe, o Mt. St. John Medical Centre.

Culturaeditar | editar código-fonte

Um estudo científico independente classificou a Antígua e Barbuda como o décimo sexto país mais feliz do mundo. A cultura é predominantemente britânica, que é evidente dentro os muitos aspectos da sociedade. Cultura americana popular também tem grande influência na sociedade. Família e religião têm um grande papel na vida dos residentes da Antígua e Barbuda. Todo ano, no mês de agosto, há um grande Carnaval: historicamente, o Carnaval é celebrado em memória da abolição da escravatura em 1834. O Carnaval anual inclui desfiles, shows, competições e atividades festivas, é também uma grande atração turística.

Calipso e soca são importantes em Antigua and Barbuda, e Burning Flames é uma banda popular.3

Referências

  1. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 – Ascensão do Sul: progresso humano num mundo diversificado (14 de março de 2013). Página visitada em 15 de março de 2013.
  2. Brown, Desmond (26 de março de 2012). Caribe tenta evitar escassez de água. Envolverde – Jornalismo e Sustentabilidade. Página visitada em 19 de abril de 2012.
  3. a b seção traduzida da Wikipédia inglesa.
  4. American University of Antigua, College of Medicine. Página visitada em 2007-08-23.
  5. University of Health Sciences Antigua. Página visitada em 2007-08-23.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Antígua e Barbuda


Flag map of Antigua and Barbuda.svg Antígua e Barbuda
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Bandeira • Imagens







Creative Commons License