Apiaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaApiaceae
Apium graveolens

Apium graveolens
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Géneros
Ver texto

Apiaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Apiales. Anteriormente conhecida como Umbelliferae (ambos os nomes são autorizados pelo ICBN) e vernaculizado para umbelífera, esta é uma família composta por plantas normalmente aromáticas e de caule oco. Inclui espécies como a salsa, a cenoura e outros parentes. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000 espécies.

Descriçãoeditar | editar código-fonte

As flores são pequenas e possuem simetria radial com 5 sépalas, 5 pétalas e 5 estames. Estão dispostas numa inflorescência em forma de umbela, daí o seu anterior nome de Umbelliferae. Várias espécies possuem inflorescências onde as flores apresentam dimorfismo, possuindo as mais externas pétalas mais vistosas destinadas à atracção dos insectos, enquanto as mais internas são mais discretas, concentrando-se na reprodução.

A família contém algumas espécies altamente tóxicas, como o Conium, também conhecido por cicuta (o veneno e não o género muito parecido com o Conium, e também altamente venenoso, Cicuta). Esta planta foi utilizada para executar Sócrates e também como veneno na ponta de setas. Contém também algumas plantas muito úteis, tais como a cenoura, a salsa, o aipo e o funcho.

As Apiaceae são parentes próximas da família Araliaceae, sendo que as fronteiras entre estas duas famílias permanecem esbatidas. Alguns sistemas de classificação recentes colocam as Araliaceae numa família Apiaceae expandida, mas esta classificação não tem sido unanimemente aceite. Os géneros Hydrocotyle e Trachymene, tradicionalmente incluídos nas Apiaceae, são actualmente inseridos, de uma forma geral, na família Araliaceae.

Entre os membros mais notáveis incluem-se:

Géneroseditar | editar código-fonte

Esta grande família contém cerca de 440 géneros e mais de 3500 espécies por todo o mundo, sendo mais raras em zonas tropicais desérticas e na Austrália.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Apiaceae

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License