Association for Computing Machinery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Association for Computing Machinery (lit. Associação para Maquinaria da Computação) ou ACM, foi fundada em 1947 como a primeira sociedade cientifica e educacional dedicada a computação. Os seus membros são aproximadamente 78.000 (2006), e a sua sede situa-se na cidade de Nova Iorque.

Atividadeseditar | editar código-fonte

ACM é organizada em 170 capítulos locais e 34 grupos especias de interresses (SIGs), por onde são exercidas a maior parte de suas atividades. Além disto há 500 faculdades e universidades chapters. O primeiro capítulo foi fundado em 1961 na Universidade da Louisiana em Lafayette.

Muitos dos SIGs, como SIGGRAPH, SIGPLAN e SIGCOMM, patrocinam conferências regulares que se tornaram famosas por apresentarem inovações em determinados campos. As SIGs também publicam um grande número de publicações na mídia especilizada.

ACM também patrocina outros eventos ligados à ciência da computação como o campeonato mundial de programação ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), e patrocinou alguns outros importantes como o desafio de xadrez entre Garry Kasparov e o computador IBM Deep Blue.

Serviçoseditar | editar código-fonte

ACM Press (Imprensa ACM) publica várias revistas acadêmicas prestigiadas, como o Journal of the ACM, e as revistas para professionais da computação , Communications of the ACM e Queue. Além disto, publica a revista mais popular para estudantes de computação nos EUA , ACM Crossroads e a revista de computação gráfica ACM Transactions on Graphics. Muitos dos grandes debates da história da computação foram travados nas páginas de Communications por exemplo podemos incluir o famoso artigo "GOTO considered harmful" (consideração de alerta GOTO) , o artigo que chamou atenção para ciência da computação que estava decolando, e o que pedia a troca do nome ACM (visto que "machinery(maquinaria)" em questão não é apropiado à coisas medidas em micrometros). Todas três tentativas de mudar o nome ACM fracassaram.

Está disponível em : Digital Library e [1]

Biblioteca Digitaleditar | editar código-fonte

ACM criou uma biblioteca digital aonde suas publicações estão disponíveis. A biblioteca digital da ACM é a maior coleção de informação da computação e tem em seu acervo jornais , revistas e conferências , e as publicações da ACM. Serviços incluindo fóruns chamados "Ubiquity" e "Tech News digest", ambos contendo as últimas informações sobre o mundo da TI.

Prêmioseditar | editar código-fonte

A ACM distribui vários prêmios por diferentes motivos, sendo que o mais importante deles, o Prêmio Turing é considerado o Prêmio Nobel da Computação.

Competiçãoeditar | editar código-fonte

O maior competidor da ACM é o IEEE. É difícil generalizar corretamente sobre a diferença entre ambas, mas ACM foca-se em teoria da ciência da computação e em aplicações para usuários finais enquanto o IEEE foca-se mais em hardware e questões de padronização.

Outra maneira simplória de diferenciá-las é que a ACM é para cientistas da computação ao passo que o IEEE é para engenheiros elétricos e eletrônicos, ainda que o maior grupo do IEEE seja o da ciência da computação (IEEE Computer Society). Claro, existe uma grande interseção entre elas.

Apesar de competirem por um mesmo mercado, as associações cooperam em vários projetos comuns, incluindo o apoio a congressos. Além disso, oferecem descontos cruzados em suas filiações. Não é incomum alguém ser membro de ambas as instituições, principalmente por que essas sociedades dão acesso a grande parte das publicações importantes em computação.

Grupos Especias de Interesse (SIG)editar | editar código-fonte

Liderançaeditar | editar código-fonte

O Presidente da ACM para o período 2008-2010 é Wendy Hall da Universidade de Southampton.

ACM é liderada por um conselho consistindo de um Presidente,Vice-Presidente, Tesoureiro, ex-Presidente, SIG Governing Board Chair (Diretor do SIG), Publications Board Chair (Diretor de publicações),três representantes da Diretoria do SIG e sete "Membros Autônomos" (Members-At-Large). Esta instiruição é referida apenas como Conselho (Council) nos Comunicados da ACM.

Infraestruturaeditar | editar código-fonte

A ACM tem quatro "Divisões(Boards)" que fazem vários comites e sub-grupos e ajudam a direção a manter a qualidade de serviços e produtos. Elas são :

  1. Publicações (Publications)
  2. Divisão Governamental SIG (Governing Board)
  3. Educação (Education)
  4. Divisão de Serviços aos Membros (Membership Services Board)

Comitê ACM para Mulheres em computaçãoeditar | editar código-fonte

O Comitê ACM para Mulheres em computação foi criado para apoiar, informar, premiar, e trabalhar com mulheres em computação.Dra. Anita Borg foi uma grande apoiadora da ACM-W (do inglês Women, mulheres).ACM-W provê vários recursos para mulheres nesta área assim como jovens mulheres do ensino médio com interesse neste campo.ACM-W também dá acesso internacional para estas mulheres envolvidas e interresadas em computação.

Outras entidadeseditar | editar código-fonte

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License