Beiriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portugal Beiriz  
—  freguesia portuguesa extinta  —
Concelho primitivo Póvoa de Varzim
Concelho (s) atual (is) Póvoa de Varzim
Freguesia (s) atual (is) Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai
População (20111 )
 - Total 3 683
A romântica localidade de Calves em Beiriz.

Beiriz é uma paróquia da União das Freguesias de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, no município da Póvoa de Varzim, Portugal. Paróquia muito antiga, foi também uma antiga freguesia civil com estatuto administrativo entre 1836 e 20132 .

História da paróquiaeditar | editar código-fonte

Beiriz teria tido uma necrópole na época Romana, tendo sido encontrados um cipo votivo ao deus Marte e um padestal a Cornelius.

Beiriz tem origem numa villa medieval denominada Villa Viarizi, conforme um documento de 1044. É paróquia antiga, já existia no século XI com o título "Sancta Eolalia de Viariz". A partir do século XVI, a paróquia de Beiriz é classificada como Abadia da Mitra. Os abades saiam do alto clero, da fidalguia bracarense. Um dos últimos é D. António da Fonseca Moniz, Bispo do Porto.

A igreja actual data de 1872 e financiada, em grande parte, por emigrantes no Brasil.

Note-se contudo que Varzim era, desde a fundação do condado portucalense, um vasto território feudal com autonomia administrativa e militar, uma honra de cavaleiros, abarcando todo o território desde a costa aos montes de Laundos e Terroso.

Até 1836 era uma paróquia no termo de Barcelos, entre 1836 e 1853 foi anexada, como freguesia civil, ao concelho de Vila do Conde, passando nessa data para o concelho da Póvoa de Varzim.

Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, perde o estatuto de freguesia civil e é agregada às freguesias de Argivai e Póvoa de Varzim, passando a fazer parte da União das Freguesias de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.


Geografiaeditar | editar código-fonte

Beiriz é periurbana, que se faz notar pelas suas quintas, nomeadamente a Quinta da Tapada, a Quinta de Beiriz e outras. A freguesia tem 15 localidades e é dominada por casas unifamiliares com um ou dois pisos, desde casario tradicional e casarões a casas unifamiliares de feição suburbana nos lugares próximos à cidade.

Junto à igreja paroquial, a Quinta da Tapada, densamente arborizada, domina a parte central, envolvida por lugares compactos onde vive metade da população, afastada do centro da cidade, em que se destacam Pedreira, Cutéres, Quintã e Igreja. Os lugares de Paredes, Mau Verde e Penela demonstram carácter suburbano, afectados pela proximidade do centro da cidade. Os antigos lugares da Giesteira, Penouces e Arroteia são zonas da cidade da Póvoa de Varzim, constituindo a parte da cidade denominada Giesteira. O pequeno lugar de Calves, na periferia urbana, nota-se pelas villas românticas, o aqueduto de Santa Clara percorrendo os campos e a fábrica de tapetes de Beiriz.

Freguesias do concelho da Póvoa de Varzim. A azul a freguesia de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai (a tracejado os limites das antigas freguesias).

Demografiaeditar | editar código-fonte

Lugar População
(2011)
Beiriz de Baixo 126
Calves3 18
Cutéres 103
Fraião 191
Fonte Nova 62
Igreja 111
Mau Verde 45
Outeiro 126
Paredes 243
Pedreira 652
Penela 433
Póvoa de Varzim4 750
Quintã 369
Silvas 325
Xisto 129

Nº de habitantes 5


Patrimónioeditar | editar código-fonte

  • Residência Paroquial (Casarão do século XVIII)
  • Igreja Paroquial de Beiriz

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português). Instituto Nacional de Estatística. Arquivado do original em 4 de Dezembro de 2013. Página visitada em 22 de Março de 2014. "Informação no separador "Q601_Norte""
  2. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19,Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 22 de Março de 2014.
  3. O lugar de Calves é partilhado com Argivai, população nessa freguesia não incluída.
  4. Localidade partilhada com outras freguesias. População referente apenas à freguesia de Beiriz.
  5. INE Biblioteca Digital

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License