Celebes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Mapa topográfico de Celebes (Sulawesi)
Mapa das províncias da ilha de Celebes

Celebes (em indonésio: Sulawesi) é uma das Grandes Ilhas da Sonda, na Indonésia, situada entre Bornéu e as Molucas. Com cerca de 16,3 milhões de habitantes e 189 216 km², divide-se em seis províncias: Gorontalo, Celebes do Norte (Sulawesi Utara), Celebes Ocidental (Sulawesi Barat), Celebes Central (Sulawesi Tengah), Celebes do Sul (Sulawesi Selatan) e Celebes do Sudeste (Sulawesi Tenggara). O seu ponto mais alto é o Monte Rantemario, que atinge 3478 m de altitude.

As maiores cidades de Celebes são Macáçar, que foi possessão portuguesa até 1665, na costa sudoeste, e Manado, na ponta setentrional da ilha. Os primeiros europeus a alcançar a ilha foram os portugueses, em 1525.

Perto de Celebes fica a ilha Sangi, coroada pelo vulcão Aboe.

Etimologia e usoeditar | editar código-fonte

Segundo J.P. Machado, a ilha parece haver recebido o nome de indígenas locais, valendo-se de João de Barros, que a chamou de "Ilhas dos Celebes".1 A denominação dos indígenas, por sua vez, ainda segundo Machado, adviria do malaio Sulawesi, de origem obscura.

No Brasil, o topônimo por vezes recebe uma acentuação proparoxítona: "Célebes", forma como regra não registrada nas fontes prescritivas em português2

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Notas

  1. João de Barros, "Décadas", III, X, cap. 5, p. 520, apud José Pedro Machado, "Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa" DOELP).
  2. DOELP, Vocabulário de Rebelo Gonçalves e Dicionário Aurélio registram apenas a forma Celebes. Dicionário Houaiss registra um caso da forma "Célebes", no verbete "australiano".







Creative Commons License