Cemitério de aviões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um cemitério de aviões é um local utilizado para a armazenagem temporária de aeronaves velhas, danificadas, fora de funcionamento ou dotada de problemas estruturais1 2 .

Característicaseditar | editar código-fonte

São locais amplos, quase sempre longe de cidades, com pistas homologadas e em condições operacionais, geralmente em áreas de deserto e com estrutura de manutenção3 .

Clienteseditar | editar código-fonte

Seus clientes são os proprietários de aviões, principalmente companhias detentoras de linhas aéreas, oficinas de manutenção e comerciantes de sucatas3 .

Destino das aeronaveseditar | editar código-fonte

São dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: a reciclagem ou depósito temporário, que pode incluir a manutenção preventiva dos aparelhos2 .

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças ou sucata, quando o metal é vendido, geralmente para fundições.

Nos períodos de baixa demanda é comum aeronaves serem depositadas até o aquecimento da mesma.

Como o espaço dos aeroportos é reduzido e o aluguel de hangares elevado, os proprietários dos aviões recorrem aos cemitérios, que oferecem além da vantagem econômica, serviços preventivos e periódicos de manutenção.

Localizaçãoeditar | editar código-fonte

Os cemitérios de aviões estão instalados em amplas áreas, contando com uma pista de tamanho compatível, geralmente em desertos, pois a baixa umidade favorece a conservação dos aparelhos2 3 .

São cobradas taxas de acordo com os serviços dispensados aos aparelhos. Em casos de aeronaves operacionais são feitas limpezas e lubrificações constantes, o que inclui acionamentos periódicos dos motores, para o rápido retorno ao serviço tão logo seja necessário.

O cemitério do governo dos EUAeditar | editar código-fonte

O cemitério de aviões da Base Aérea de Davis-Monthan, localizada em Tucson, nos Estados Unidos.

O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado na Base Aérea de Davis-Monthan, em Tucson, no estado norte-americano do Arizona. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande, que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação.

A escolha da Base Aérea de Davis-Monthan foi devido à baixa umidade do Deserto de Sonora, que chega perto de zero e ajuda a conservar os aviões estacionados, como também o custo reduzido.

O cemitério da Base Aérea de Davis-Monthan pertence ao governo dos Estados Unidos, tem área de 10.000.000 de m2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves civis e militares.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License