Chaos Computer Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Chaos Computer Club (CCC) é uma associação alemã de hackers.

Seus objetivos mais importantes são liberdade de acesso a informação, liberdade de expressão, para mais transparência nos governos e na liberdade da informação. A sociedade está aberta a todos que se identificam com estes objetivos.

Embora os hackers descrevam-se como comunidade galactica, que não quer ser instruída em atos de administração, há uma associação registada com aproximadamente 1500 membros.

O CCC foi criado a fim de dar aos hackers uma plataforma, de modo que pudessem relatar em atividades, sem ter que temer perseguições.

Históriaeditar | editar código-fonte

O CCC foi fundado em Berlim em 12 de setembro de 1981 no jornal die tageszeitung por Herwart Holland-Moritz, mais conhecido como Wau Holland, e outros, em antecipação ao papel proeminente que a tecnologia da informação teria sobre a maneira das pessoas viverem e se comunicarem.

Em 1989, o CCC foi envolvido no primeiro caso de ciber-espionagem internacional. Um grupo de hackers alemães, conduzidos por Karl Koch (que era ligado ao CCC) foi pego burlando os sistemas do governo dos EUA e computadores incorporados e vendendo o código fonte dos sistemas operacionais aos soviéticos.

O CCC é mais conhecido por suas demonstrações públicas de riscos da segurança. Em 1996, os membros do CCC demonstraram um ataque de encontro à tecnologia ActiveX da Microsoft, mudando dados pessoais em uma base de dados Quicken.

Em abril 1998, o CCC demonstrou com sucesso a clonagem de cartão de cliente GSM, burlando o algoritmo de encriptação A10.

Em 2001, o CCC comemorou seu vigésimo aniversário com instalação do projeto dubbed Blinkenlights que transformou o edifício Haus des Lehrers, em Berlim, em uma tela de computador gigante.

Uma continuação, Arcade dubbed, na Bibliothèque nationale de France foi a maior instalação de luz do mundo.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ética hacker

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License