Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é uma página da internet (website) criada em 1997 a partir de uma ideia do jornalista português José Mário Costa, que o fundou com o também jornalista, já falecido, João Carreira Bom 1 . Espaço de esclarecimento sobre todas as dúvidas sobre a língua portuguesa, desde a gramática e léxico até à ortografia, etimologia e história de palavras e expressões.

Constituido por um vasto e diversificado corpo de consultores das mais variadas áreas do conhecimento (portugueses, brasileiros e africanos de expressão oficial portuguesa), Ciberdúvidas reúne até à data cerca de 40 mil textos pesquisáveis, permanentemente acessíveis aos interessados na língua portuguesa de Camões, João Guimarães Rosa, Luandino Vieira e Mia Couto. Os especialistas são portugueses e também brasileiros apresentando sempre explicações que levam em conta as duas variantes da norma ortográfica do português. Além dos especialistas, também colaboram consultores para áreas específicas, como assuntos militares, Direito, Engenharia etc. Desde 1997 os especialistas já responderam a mais de 30 000 perguntas.2

De 2002 até a 2007 o Ciberdúvidas integrou o portal Sapo, tendo agora o seu próprio espaço na Internet. O serviço público prestado pelo Ciberdúvidas é garantido graças ao patrocínio mecenático3 da Fundação Vodafone, contando ainda com o apoio da Universidade Lusófona (que cedeu as instalações), e do Ministério da Educação, que tem destacado professores a tempo inteiro.
4 Espaço ainda de reflexão e, até de polémica, o Ciberdúvidas tem em linha praticamente todos os artigos que têm saído pró e contra o Acordo Ortográfico. E conta ainda com uma diversificada recolha de textos de autores lusófonos de todos os tempos que escreveram sobre a língua portuguesa, na rubrica Antologia (alguns dos quais especialmente para o Ciberdúvidas, como são os casos do português José Saramago, do angolano Pepetela ou do moçambicano Mia Couto). O Ciberdúvidas integra também um serviço de educação e formação: a Ciberescola da Língua Portuguesa5 .

A Ciberescola da Língua Portuguesa é uma plataforma de recursos, exercícios interativos e cursos online de ensino do português, língua materna e língua estrangeira. O acesso à plataforma é universal e gratuito. Todos os conteúdos, quer dos exercícios, quer dos cursos, quer do banco de recursos, são originais, cobrindo as competências da compreensão/interpretação oral e escrita, gramática, léxico e semântica.

Na componente de exercícios interativos, integram a base de dados cerca de 1000 exercícios (do 5.º ao 12.º ano, de português língua materna; e do A1 ao C2, de português língua não materna). O programa faz o registo de progressão das aprendizagens, sendo que a realização de cada exercício é assistida por pontuação, sinalização de erro e, em fase ulterior, por soluções, tendo o utilizador sempre acesso ao percurso por si realizado. Não é exigida a instalação de nenhum software adicional.6

A componente de cursos online, com a designação Cibercursos da Língua Portuguesa, integra cursos em e-learning de português língua estrangeira (nomeadamente para os EUA, graças ao patrocínio da Fundação Luso-Americana, FLAD). Integra igualmente uma base de dados de recursos (guiões de aula, fichas de exercícios e antologia) úteis a professores de português.6

Referências

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License