Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A XXX cimeira do Mercosur, em Córdoba, Argentina,2006.

A Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM) é um órgão permanente do Conselho do Mercado Comum (CMC), integrado por representantes de cada Estado Parte do Mercosul. Sua função principal é apresentar iniciativas ao CMC sobre temas relativos ao processo de integração, às negociações externas, e à conformação do mercado comum. Criada em dezembro de 2003 pela decisão CMC 11/03, a Comissão tem sede permanente em Montevideu.1

Presidênciaeditar | editar código-fonte

É presidida por uma personalidade política destacada de um dos países membros, que tem mandato de dois anos, passível de renovação por mais um ano. Além de presidir os trabalhos da Comissão, o presidente da CRPM pode, por mandato do Conselho Mercado Comum, representar o Mercosul nas relações com outros países, grupos de países ou órgãos internacionais. Desde 8 de dezembro de 2005, o cargo é ocupado por Carlos Álvarez.2

Referências

  1. Creación de la CRPM y su Presidencia (em castelhano). Presidencia Comisión de Representantes Permanentes del Mercosur. Página visitada em 17 de maio de 2009.
  2. Presidente Lic. Carlos Álvarez (em castelhano). Presidencia Comisión de Representantes Permanentes del Mercosur. Página visitada em 17 de maio de 2009.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Mercosul
Ícone de esboço Este artigo sobre o Mercado Comum do Sul – Mercosul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License