Cordilheira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A cordilheira dos Himalaia, na Ásia, detém o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest.

Uma cordilheira é um conjunto de serras dispostas paralelamente.1 As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias. As cordilheiras mais famosas do mundo são a do Himalaia na Ásia, a dos Andes na América do Sul, as Rochosas na América do Norte e a dos Alpes na Europa.

Clima e Vegetaçãoeditar | editar código-fonte

As montanhas (isto é, o relevo) são um dos vários fatores influentes no clima de um certo espaço geográfico. A precipitação de chuva e de neve é causada por essas cadeias intensamente, por exemplo. Quando o vento sopra pelo mar, o vento Húmido sobe e esfria, para formar a precipitação orográfica. Então, dessa forma, o ar seco e fresco move para o lado do sotavento. Também afeta a temperatura em geral. Como bem sabemos, quanto mais alto e o relevo, mais fria é a temperatura. Há menos oxigênio e, ainda, há uma vegetação típica, a vegetação de altitude. Essa vegetação é semelhante à vegetação polar, com arbustos baixos, plantas rasteiras, animais como veados etc. Nas cidades dos Andes, entre elas, La Paz, é comum mascar folhas de coca, uma tradição herdada dos Incas, povo pré-colombiano da América do Sul, para suportar a falta de oxigênio e as condições do ambiente.

Cordilheiras Secundáriaseditar | editar código-fonte

Uma única cordilheira pode ser mãe de outras pequenas cordilheiras, que, na geologia, chamamos de cordilheiras secundárias. Organizadas em um sistema de topologia em árvore, as cordilheiras têm várias ramificações e são muito complexas. Por exemplo, os Apalaches são os pais de outras cordilheiras secundárias, tais como as Montanhas Brancas e a Cordilheira Blue. Por si só, as Montanhas Brancas também têm filhos, como a Sandwich Range e a Presidential Range. Ainda, a Presidential Range pode ser dividida na Presidential Range do Norte e na Presidential Range do Sul.

Etimologia e Outros Usoseditar | editar código-fonte

A palavra cordilheira vem do espanhol cordillera. Às vezes, quando queremos denominar um sistema de montanhas coladas entre si, dizemos cadeia de montanhas.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Referências

  1. A, Jonathan (19/12/2010). Cientistas explicam formação de 'cordilheira fantasma' na Antártida. BBC Brasil. Página visitada em 29/7/2012.







Creative Commons License