Denominacionalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Denominacionalismo, Confessionalismo Cristão ou Sectarismo Cristão é o ponto de vista segundo o qual, alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões de uma mesma coisa, apesar de suas características distintivas. Nem todas as denominações ensinam isto. A grande maioria dos cristãos pertence a igrejas que, embora aceitem a validade parcial de outros grupos nesses termos, entendem a multiplicação de vertentes como um problema que deve ser sanado. Há também alguns grupos que são vistos como apóstatas ou heréticos por muitos outros grupos. Todavia, quando há denominações e cristãos que confessam o denominacionalismo universal no qual há ecletismo e sincretismo de crenças, doutrinas e dogmas, tal prática (combatida por diversos cristãos e defendida por outros) recebe o nome de Ecumenismo.

Contudo, se partírmos do latim, provem do verbo transitivo "děnǒmǐnǒ", que quer dizer, designar por um nome, numa visão morfologica, a palavra é formada pela soma da preposição "dě" mais substantivo neutro "nǒmen". A preposição "dě" semanticamente tem a idéia original de um ponto de partida, uma origem, mas também tem a idéia de "distanciamento ou separação". O substântivo "nǒmen" é a palavra nome, termo ou expressão, mas também o nome de família.

Numa visão mais lato, podemos dizer que uma Denominação é um grupo que possui o mesmo fundamento, visão ou base de outro grupo, porém com outro nome. Por exemplo, os grupos que se separaram da Igreja Católica Romana no período da Reforma Protestante formando novos ramos, e aqueles que também surgiram a partir desses ramos, são chamados denominações.


Ver Tambémeditar | editar código-fonte


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License