Programador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Desenvolvedor)
Ir para: navegação, pesquisa

Em computação, um programador, desenvolvedor, coder ou engenheiro de software refere-se a alguém que faz programação de computadores e escreve software.

Um programador pode ser alguém que desenvolve ou faz manutenção de software em um grande sistema ou alguém que desenvolve software para uso em computadores pessoais.

Programadores também são conhecidos como desenvolvedor de software e são responsáveis apenas pelo desenvolvimento do software que lhes é passado por engenheiros e analistas de sistemas.

O cargo de programador é um dos mais comuns e iniciantes na área do desenvolvimento, mas de grande importância para empresas. Geralmente o programador é confundido nas empresas com analistas, engenheiros, dba (quando não como técnicos de informática), e estes acabam tendo que realizar estas funções que não são de sua obrigação.

Primeiros programadoreseditar | editar código-fonte

Ada Lovelace, a primeira programadora.1

Ada Lovelace é historicamente considerada a primeira programadora. Ela foi a primeira a desenvolver um algoritmo para implantação em um computador, a máquina de análise de Charles Babbage, em outubro de 1842. 2

Os que possuem excelentes habilidades em programação de computadores podem se tornar famosos, apesar disto ser normalmente limitado aos círculos da engenharia de software. Muitos dos mais notáveis programadores são chamados algumas vezes de "hackers"

Programadores profissionais trabalham em vários ambientes, incluindo departamentos de TI corporativos, grandes empresas de software e pequenas empresas de serviços. Muitos programadores profissionais também trabalham para empresas de consultoria nas instalações dos clientes.

Cargos em TIeditar | editar código-fonte

Na área de tecnologia da informação não existem apenas os programadores, mas diversos outros cargos encarregados de gerenciar, analisar e criar toda a estrutura do software sem mesmo escrever uma linha de código.

Gerente de Projeto: Não aplicável apenas na área de TI, responsável por integrar toda a equipe de engenheiros, analistas, DBA e programadores. Gerencia prazo, custo e escopo do projeto.

Arquiteto de Software: Arquiteto de Software é a pessoa responsável por criar toda a estrutura do software a ser desenvolvido, bem como o que o software deve fazer, como deve responder, como se comunicar com outros softwares e usuário. Ele é comparado a um engenheiro civil que não levanta paredes, mas realiza todos os cálculos e planejamento da estrutura de um prédio.

Analista de Sistemas: Responsável pela comunicação com o usuário, ver os requisitos necessários do software, analisar problemas e melhores soluções. Geralmente ele já trabalhou algum tempo como programador e tem um conhecimento na área, mas muitas vezes trabalha só com documentação do software.

Analista de Testes: Responsável pela qualidade do software,possui conhecimento que tem como função criar testes no sistemas e gerar roteiros de automação de testes, fazendo a análise de erros.

Analista de Segurança: Responsável por averiguar problemas em softwares e sistemas operacionais utilizados numa rede / empresa, treinado para proteger de ataques e muitas vezes tem vasto conhecimento em como realizar os mesmos.

Programador: Responsável pela implementação e correção de erros/defeitos no sistema. Seu foco é desenvolver novas soluções e pôr em prática todas as necessidades impostas pelo analista de sistemas.

Administrador de Banco de Dados (ABD) ou DBA (sigla em inglês): O administrador do banco de dados, onde são guardadas as informações, ele não programa, mas é responsável por gerenciar como são guardadas as informações, meios de otimização de buscas, segurança dos dados e permissão de acesso.

Tipos de programadoreditar | editar código-fonte

Programador Web: É o programador especialista em criar sites que são considerados páginas dinâmicas. Linguagens geralmente utilizadas: HTML (incluindo JavaScript e CSS), Java, PHP, .NET (ASP, C# e VB), Ruby, Python e Perl.

Programador Desktop: É o programador que desenvolve aplicativos para rodar localmente nas máquinas. Linguagens geralmente utilizadas: Pascal, C, C++, VB, C# e VB.NET

Já em música, programador sonoro é a pessoa encarregada de manipular faixas de áudio a fim de montá-las, mixá-las e melhorá-las.

Equipeeditar | editar código-fonte

A equipe de programadores é um conjunto de programadores que tem por finalidade a construção de algum sistema, tendo como líder um gerente de projetos.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Referências

  1. Fuegi, J.; Francis, J.. Lovelace & Babbage and the creation of the 1843 'notes'. [S.l.: s.n.], 2003. 18–26 p. vol. 25.
  2. J. Fuegi and J. Francis, "Lovelace & Babbage and the creation of the 1843 'notes'." Annals of the History of Computing 25 #4 (October–December 2003): 19, 25. Digital Object Identifier
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License