Dinastia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dinastia (do latim dynastés,ae adaptado do grego dunástés,ou "senhor, soberano", derivado do verbo dúnamai 'poder, ter força') é uma sucessão de soberanos, pertencentes à mesma família, por diversas gerações (ex:dinastia capetiana). Uma dinastia pode também ser chamada "Casa", a exemplo da Casa d'Áustria.

Em geral, a sucessão do soberano obedece à regra da primogenitura. A partir do primogênito, os demais membros da família do soberano fazem parte da linha sucessão, segundo o grau de parentesco. Nem sempre, porém, o parentesco precisa ser biológico: a dinastia romana dos Antoninos, por exemplo, era formada por filhos adotivos.

Embora seja um postura política usual da monarquia também nos regimes republicanos, o termo é usado, por analogia, para descrever uma família que se mantém no poder ao longo de gerações, como a "Dinastia Somoza", na Nicarágua.

Na Grécia antiga, dinasta era o nome dado a membros de algumas oligarquias ou a reis de pequenos territórios.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License