Império Gupta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dinastia Gupta)
Ir para: navegação, pesquisa
Império Gupta

Império

240 – 550 Blank.png
Localização de Império Gupta
O Império Gupta de Chandragupta II (375-415)
Continente Ásia
Região Índia
País Índia
Capital Pataliputra
Língua oficial Sânscrito
Religião Hinduísmo
Budismo
Governo Monarquia
Maharajadhiraj
 • 240s-280s Sri-Gupta
 • 319-335 Chandragupta I
 • 540-550 Vishnugupta
Período histórico Antiguidade
 • 240 Fundação
 • 320 Chandragupta I se torna o primeiro Marajá Gupta
 • 550 Dissolução

O Império Gupta do Norte da Índia foi um império que existiu entre 320 e 550 AD e cobriu boa parte do Subcontinente Indiano.1 Fundado por Maharaja Sri Gupta, essa dinastia é um modelo de "civilização clássica".2 A paz e prosperidade criada sob a liderança dos Guptas permitiram várias conquistas científicas e artísticas. 3 Esse período é conhecido como Era do Ouro da Índia.4

O império foi fundada no ano 320 por Chandragupta I, originalmente um chefe sem aparente importância. Por casamento e conquista, estendeu o seu território e assumiu o título de rei. Adoptou também o nome de Chandragupta, que fora usado pelo fundador do Império Máuria, seiscentos anos antes. Todos os seus sucessores acrescentaram a terminação gupta (protegido) aos seus nomes.

Chandragupta I foi sucedido por Samudragupta, seu filho, cujo reinado durou quarenta e cinco anos, até 375. Samudragupta lançou-se numa política de conquista que aumentou grandemente o seu império, que incluiu a maior parte de Bengala. O seu filho, Chandragupta II, aumentou ainda mais o império até este cobrir a maior parte do Norte da Índia. Os Guptas conservaram estas vastas terras até à invasão dos Hunos brancos, no fim dos anos 400.

Sob os Guptas, a vida foi notavelmente livre de restrições burocráticas, e as multas constituíam o castigo para a maioria das ofensas. A maior parte da população era vegetariana. O período Gupta foi uma época de grande arte e bela literatura, e entre os escritores conta-se Kalidasa, considerado como o melhor poeta da Índia.

Nesta época foram erigidas muitas cidades.

Referências

  1. "Gupta Dynasty – MSN Encarta".. 
  2. The Gupta Dynasty and Empire. Fsmitha.com. Acessado em 21 nov 2011.
  3. India – Historical Setting – The Classical Age – Gupta and Harsha. Historymedren.about.com (2010-06-17). Acessado em 21 nov 2011.
  4. GUPTA DYNASTY, GOLDEN AGE OF INDIA. nupam.com


Precedido por
Dinastia Andhra
Dinastia Gupta
Sucedido por
Harsha
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.









Creative Commons License