Entre Folhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Entre Folhas
Bandeira desconhecida
Brasão de Entre Folhas
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Fundação 27 de abril de 1992
Gentílico entrefolhense
Prefeito(a) Edson Rogério da Silva (PSD)
(2013–2016)
Localização
Localização de Entre Folhas
Localização de Entre Folhas em Minas Gerais
Entre Folhas está localizado em: Brasil
Entre Folhas
Localização de Entre Folhas no Brasil
19° 37' 30" S 42° 13' 51" O19° 37' 30" S 42° 13' 51" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Vale do Rio Doce IBGE/2008 1
Microrregião Caratinga IBGE/2008 1
Região metropolitana Vale do Aço
Municípios limítrofes Bom Jesus do Galho, Caratinga e Vargem Alegre
Distância até a capital 271 km
Características geográficas
Área 85,870 km² 2
População 5 360 hab. Censo IBGE/20103
Densidade 62,42 hab./km²
Altitude 490 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,712 alto PNUD/2000 4
PIB R$ 24 083,646 mil IBGE/20085
PIB per capita R$ 4 752,10 IBGE/20085
Página oficial

Entre Folhasé um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Etimologiaeditar | editar código-fonte

Localizada nas proximidades do trajeto que seguia até Cuieté, conta-se que durante o pouso, à falta de água para as montarias e para o próprio uso, descobriu-se que os riachos que cortavam a região encontravam-se ocultos entre as folhas, obrigando os passantes a descobrir a água escondida entre as folhas.

Pela lenda do Sargento Reis(consta de documentos escritos, que o Sargento Reis, embora se tenha registrado que se encontra sepultado no Cemitério de Cuieté, nunca tenha passado por Entre Folhas):

"Certa noite, arranchou-se aqui o Sargento Reis, da divisão de Cuieté. Muito cansado, deitou-se e dormiu profundamente. Quando acordou, ficou muito perturbado, pois entre as folhas, onde ele deitou estava uma enorme cobra. Caindo de joelhos, o Sargento Reis agradeceu a proteção Divina, reconhecendo que aquele fato era um verdadeiro milagre de Nossa Senhora do Rosário, a quem sempre recorria e honrava. Reis fez votos de que doaria a imagem e o sino para a igrejinha que iam construir naquele rancho. O rancho ficou conhecido como "Rancho da cobra Entre Folha", depois "Entre as Folhas" e por fim "Entre Folhas". O sargento conseguiu que D. Pedro II doasse a imagem e o sino para a tão sonhada igrejinha.

(Documentos escritos, corroborados pela história do Brasil, dão conta de que, D. Pedro I, por ocasião da iniciação do povoamento de Entre Folhas, já havia falecido e, D. Pedro II, estaria em idade tão tenra - nasceu D. Pedro II em 1825 -, que sequer usava calças curtas). A história do Sargento Reis, segundo informação contida em documento escrito por Orestes de Paiva, lider político local, fora difundida pelo pároco responsável pela construção da atual igreja matriz.

Históriaeditar | editar código-fonte

A exploração do território onde está a cidade de Entre Folhas foi iniciada em 1811 por Casemiro de Lanna. Internando-se aqui à procura de poaia, uma planta medicinal, encontrou-se com os índios Botocudos.

Entre Folhas era um rancho da estrada de Cuieté. Os soldados e os prisioneiros que, vindo de Ouro Preto, se dirigira, para o presídio de Cuieté, atravessavam o Rio Doce, passavam por Quartel do Sacramento, Passa-Dez, Entre Folhas, Inhapim, até chegarem a Cuieté.

O município foi emancipado em 27 de abril de 1992, desmembrado-se da cidade de Caratinga. 6

      • Segundo informações colhidas por Lazaro Denizart do Val em "Cronologia da Região do Caratinga" Domingos e Cassemiro de Lana, primeiros descobridores de nosso território vieram da região de Matipó passando pelo Vermelho Velho a partir de 1837.

Segundo o mesmo autor: "Desde 1837 iniciara-se o povoamento do atual município de Raul Soares e mais o menos nessa época, Casimiro e Domingos de Lana, possearam as matas virgens do Boachá, em direção ao Caratinga, que foi alcançado em 1848.

Geografiaeditar | editar código-fonte

Localiza-se na vertente ocidental do Caparaó e tem como vizinhas as cidades de Vargem Alegre, recém-emancipada, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga, município do qual foi desmembrado em 1992, quando se deu a sua emancipação política. Situa-se a uma altitude de 495 m, e o município tem 5.065(estimativa IBGE para 1.º de julho de 2009) habitantes numa área total de 86,1 km².

Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa este topônimo deveria ser grafado Entre-folhas.

Economiaeditar | editar código-fonte

A principal ativida econômica desenvolvida no município é a agropecuária, sobretudo o cultivo do café e hortifrutigranjeiras que influencia a demanda escolar, sendo que anualmente, há um índice de evasão por alunos que se dedicam à colheita.

Saúdeeditar | editar código-fonte

Entre Folhas é dotada de um Posto de Saúde Municipal que oferece a toda população um atendimento básico, tais como: Consulta, Exames laboratoriais mais simples, equipe de PSF(Programa Saúde da Família), Programas de vacinação, Fisioterapia, Saúde Bucal, Funasa, Programa de Saúde Mental, Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar.

Educaçãoeditar | editar código-fonte

Em Entre Folhas, durante sua história, já existiram vários colégios. O primeiro foi o "Externato", fundado pelo Padre Caetano e pelo Sr. José Cristiano Júnior, por volta de 1916. Atualmente, Entre Folhas conta com 6 escolas municipais e 1 Estadual:

Religiãoeditar | editar código-fonte

A cidade de Entre Folhas de 1998 a 1999 foi sede do Seminário Propedêutico São José de Ubaporanga. Durante a fundação e os primeiros anos a instituição de formação inicial de seminaristas da diocese de Caratinga teve sua sede na paróquia situada na cidade.


Notas

Erro de citação: O elemento <ref> definido em <references> tem o atributo de grupo "nota", que não aparece no texto anterior.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. Assessoria de Comunicação (5 de maio de 2008). História de Entre Folhas. Prefeitura. Página visitada em 29 de abril de 2010.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License