Faculdade de Dartmouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista da Faculdade de Dartmouth.

A Faculdade de Dartmouth (Dartmouth College, em inglês) é uma universidade estadunidense fundada em 1769, localizada na região nordeste dos Estados Unidos, na cidade de Hanover, no estado de New Hampshire.

A faculdade pertence à célebre coligação académica denominada Ivy League.

A faculdade de Dartmouth é considerada atualmente a instituição de ensino superior norte-americana que operou ininterruptamente por mais tempo nos Estados Unidos1 , e sua data de fundação remete a um período anterior à independência do país: janeiro de 1769.2 Seu fundador foi o reverendo Eleazar Wheelock, que tinha ambições de transformar a escola em uma fonte de educação para a juventude indígena3 , assim como para jovens da Nova Inglaterra. Os primeiros prédios do colégio foram construídos no que hoje seria a pequena cidade de Hanover, no estado americano de Nova Hampshire.

No ano de 2010, o jornal norte-americano U.S News & World Report classificou a faculdade de Dartmouth como a melhor instituição de graduação dos Estados Unidos, na frente das rivais Yale, Princeton, Stanford, Harvard, Oxford e Brown.4

Como membro da Ivy League, a faculdade de Dartmouth virou sinônimo de elitismo acadêmico e prestígio social nos Estados Unidos. Dentre alguns de seus célebres ex-alunos, se encontram o cartunista Dr. Seuss, o poeta norte-americano Robert Frost, a atriz Meryl Streep, a comediante Rachel Dracht do programa "Saturday Night Live", três ganhadores do prêmio Nobel e o atual secretário do tesouro americano, Timothy Geithner, entre outros.

Algumas referências da faculdade na cultura popular americana incluem a personagem Isabella Marie Swan da saga "Crepúsculo", que supostamente teria sido aceita na universidade, a personagem Meredith Grey, protagonista da série "Grey's anatomy", que teria estudado na famosa Escola Médica de Dartmouth, o personagem Michael Corleone da trilogia "O Poderoso Chefão", outro ex-aluno fictício, e o filme norte-americano "Animal House". E na serie Gossip Girl, que é mencionado pelo personagem: Nate Archibald que reluta em ir para a mesma universidade que o pai frequentou. Como também a personagem Ariel da série Medium.5

O brasão da instituição

Referências

  1. "Dartmouth College, an architectural tour", by Scott Meacham. Princeton Architectural Press
  2. http://www.dartmouth.edu/home/about/history.html
  3. Hoefnagel, Dick; Virginia L. Close (November 1999). "Eleazar Wheelock's Two Schools". Dartmouth College Library Bulletin. http://www.dartmouth.edu/~library/Library_Bulletin/Nov1999/Hoefnagel_Close.html. Retrieved 2008-08-23.
  4. Dartmouth #1 in first U.S. News ranking of 'Best Undergraduate Teaching'
  5. http://talk.collegeconfidential.com/dartmouth-college/32702-famous-pop-culture-dartmouth-references.html

Ligações externaseditar | editar código-fonte



Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License