Fortaleza (arquitetura militar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fortaleza Hohensalzburg, visto de Mirabellgarten, Salzburgo, Áustria.
Plano duma Fortaleza, Obras Exteriores e outros dispositivos de defesa e aproximação.
Detalhes da Fortaleza e das Obras Exteriores.

Uma fortaleza (do latim fortis = forte, e facere, fazer) é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva. A humanidade vem erguendo este tipo de estruturas por milhares de anos, com uma variedade de desígnios crescentemente complexos.

Em termos técnicos, uma fortaleza é composta por duas ou mais baterias de artilharia, distribuídas em obras independentes, e com largo intervalo entre si. Por outro lado, um forte é composto de uma ou mais baterias na mesma obra. Algumas instalações militares são conhecidas como fortes, embora nem sempre sejam fortalecidos. A palavra fortificação também pode se referir à prática de melhorar a defesa de uma área com trabalhos de defensiva.

As estruturas de fortificação normalmente são divididas em duas categorias:

  • Fortificações permanentes - erguidas com todos os recursos que um Estado pode prover em termos de habilidade construtiva e mecânica, empregando materiais duradouros.
  • Fortificações de campanha (ou de campo) - erguidas no contexto de um combate ou de uma guerra, por tropas no campo, com o emprego de materiais locais que não exijam muita preparação, como terra apilhada, madeira de mato (faxina) e etc.

Na segunda categoria ainda podem ser consideradas as fortificações semi-permanentes, aquelas que, no curso de uma campanha, se tornam necessárias para proteger alguma localidade propiciando uma defesa permanente e que podem ser erguidas com o trabalho de civis e em pouco tempo.

Elementos da fortalezaeditar | editar código-fonte

Obras exterioreseditar | editar código-fonte

Dispositivos de defesaeditar | editar código-fonte

Bibliografiaeditar | editar código-fonte

  • NUNES, António Lopes Pires. Dicionário de Arquitetura Militar. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2005. 264p. il. ISBN 972-8801-94-7
  • VAUBAN, Sebastién Le Preste. A Manual of Siegecraft and Fortification. Michigan: Ann Arbor, 1968.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Fortaleza.



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fortaleza (arquitetura militar)







Creative Commons License