Francisco de Sousa Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Francisco de Sousa Martins (Oeiras, 6 de janeiro de 18055 de maio de 1857) foi magistrado e político brasileiro. Foi presidente das províncias da Bahia, de 10 de dezembro de 1834 a 18 de abril de 1835, e do Ceará, de 3 de fevereiro a 9 de setembro de 1840.

Biografiaeditar | editar código-fonte

Nasceu na fazenda Cana Brava, filho do coronel Joaquim de Sousa Martins e de Teresa de Jesus Maria. Pelo lado paterno era sobrinho do Visconde de Parnaíba e do conselheiro Antônio de Sousa Martins, e era tio do ex-senador Antônio Coelho Rodrigues.

Em 1832, foi um dos primeiros brasileiros, e o primeiro piauiense, a receber o grau de bacharel em direito na Faculdade de Olinda; antes, porém, já havia cursado o primeiro ano da Academia Militar do Rio de Janeiro e dois anos da Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra. No mesmo ano, começou a trabalhar como advogado em Oeiras e, já em 1834, foi eleito juiz de direito daquela comarca. Também foi eleito para deputado geral para a legislatura de 1834-37.

Logo ao fim da primeira sessão da câmara temporária, foi nomeado presidente da província da Bahia, cargo que exerceu de 10 de dezembro de 1834 a 18 de abril de 1835. Durante seu curto governo, porém, ocorreu a Revolta dos Malês.

De volta à Câmara dos Deputados, foi nomeado chefe de polícia da Corte, cargo que exerceu por pouco tempo, uma vez que tinha que voltar para sua província natal.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

  1. Relatório que apresentou o exmo. sr. dr. Francisco de Sousa Martins, presidente da província do Ceará, na ocasião da abertura da Assembléia Legislativa Provincial no dia 1 de agosto de 1840
Precedido por
Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos
Presidente da província da Bahia
18341835
Sucedido por
Francisco de Sousa Paraíso
Precedido por
João Antônio de Miranda
Presidente da província do Ceará
1840
Sucedido por
João Facundo de Castro Menezes
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License