Games for Windows

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Games for Windows
Games for Windows logo.png
Tipo Produtora de jogos para computador
Empresa Microsoft
Lançamento 2006
Marcas relacionadas Microsoft Studios
Mercado Mundial

Games for Windows é uma plataforma de jogos da Microsoft criada em 2005 e revista em 2006. Para os jogos participarem na plataforma, devem respeitar as normas de certificação propostas pela campanha, que são semelhantes às normas para jogos de consolas. A campanha tem como objetivo tornar os jogos para Windows tão agradáveis e acessíveis quanto os de videogames. Nos EUA e em alguns países europeus, a campanha tem uma revista, a Games for Windows: The Official Magazine, irmã da Xbox 360: The Official Magazine (esta última tem uma versão brasileira). A campanha faz parte da PC Gaming Alliance.

A campanha foi iniciada com convenções e fóruns já em 2005.

Websiteeditar | editar código-fonte

O website do Games for Windows apresenta links para produtos Microsoft, bem como informações de jogos da plataforma, informações sobre hardware, lançamentos, informações das distribuidoras, best-sellers, informações gerais sobre o Windows, o DirectX, o XNA, a Games for Windows — Live e outros softwares relacionados.

O website contém o ‘’Windows Game Advisor’’, que tem mais alguns links para jogos específicos, um ranking de jogos e um serviço de buscas.

Embalagem do jogoeditar | editar código-fonte

A embalagem de algum jogo da campanha respeita um padrão semelhante aos de videogames, que acompanham uma tarja superior na frente da embalagem, com o logotipo da campanha, o nome da mesma e o tipo de mídia (geralmente PC-DVD).

Com esta reformulação na campanha, a Microsoft disse que as lojas que deram mais atenção ao Games for Windows teve um aumento em vendas de games para PC.

Normas da Platafromaeditar | editar código-fonte

Para um jogo pertencer à plataforma Games for Windows, deve respeitar as seguintes normas impostas pela campanha:

  • Ter o "Easy Install" (Instalação Fácil), que permite instalar o jogo com o menor número de passos e cliques do mouse.
  • Compatibilidade com o Windows Vista Game Explorer (Explorador de Jogos, no Brasil).
  • Tenha compatibilidade com Windows Vista x64 (para processadores de 64-bits), mas que tenha reprodução natural em 32-bits.
  • Ser iniciado pelo Windows Media Center, nas versões do Windows Vista Home Premium e Windows Vista Ultimate.
  • Suporte total ao controle do Xbox 360 para o Windows.

Embora, por enquanto, não seja uma das normas padrão, alguns jogos do Games for Windows podem ser jogados durante a instalação, o recurso se chama Tray and Play, e por enquanto é disponível apenas em Halo 2 for Windows Vista.

Games for Windows — Liveeditar | editar código-fonte

Assim como o Xbox, o Games for Windows tem rede padrão para se jogar on-line, a Games for Windows — Live, semelhante à Xbox Live. A rede só entrou em execução com o lançamento de Halo 2 for Windows Vista, foi neste momento que a campanha começou a ganhar mais força.

Alguns recursos da Live:

  • Jogar on-line
  • Bate-Papo por voz
  • Mensagens
  • Lista de Amigos

Estes recursos podem ser acessados pelo chamado Guide, na Live. Pode-se jogar com uma conta Xbox Live, alguns recursos, como multiplayer multi-plataforma e outros podem ser acessados apenas com contas Gold.

Explorador de Jogoseditar | editar código-fonte

Chamado de Explorador de Jogos no Windows Vista brasileiro, ou Game Explorer no americano, o Windows Vista Game Explorer é a central de jogos do sistema operacional Windows Vista, incluido em todas as versões do sistema.

Esta pasta especial mostra os jogos instalados no PC, além da classificação do sistema, a necessária para rodar o jogo e a recomendada, opções de compra de jogos, comunidade e suporte, além da exibição da boxart do game, caso esteja disponível. Além disso, a pasta é controlada pelo Controle dos Pais do Windows Vista, e mostra a censura do jogo pelos principais meios de classificação (ESRB, PEGI, etc.), esta pasta foi uma das bem-vindas surpresas do sistema.

Objetivo finaleditar | editar código-fonte

O principal objetivo do Games for Windows é se tornar a plataforma padrão para jogos de Windows PC, tornando a jogatina em PCs tão agradável e intuitiva quanto em consoles, assim, podendo organizar e definir um padrão para os jogos de PC.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License