Geografia da África

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa político do continente africano

A África é um continente localizado ao sul da Europa, da qual está separado pelo mar Mediterrâneo, e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. A África ocupa uma única placa tectônica, distinta da Europa (esta partilha com a Ásia a Placa Euroasiática).

Localizaçãoeditar | editar código-fonte

Do seu ponto mais ao norte, Ras besasn Sakka, na Tunísia, à latitude 37°21' N, até ao ponto mais a sul, o cabo das Agulhas na África do Sul, à latitude 34°51'15'' S, vai uma distância de aproximadamente 8 000 km. Do ponto mais ocidental de África, o Cabo Verde, no Senegal, à longitude 17°33'22'' W, até Ras Hafun na Somália, à longitude 51°27'52'' E, vai uma distância de cerca de 7 400 km.

Para além do mar Mediterrâneo, a norte, África é banhada pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental. O comprimento da linha de costa é de cerca de 26 000 km.

Pontos extremoseditar | editar código-fonte

Pontos extremos de África

Esta é a lista dos pontos extremos de África, ou seja, os pontos mais a norte, sul, este e oeste do continente africano e ilhas correspondentes.

Apenas no continente
Ponto Nome País Coordenadas
Extremo setentrional Ras ben Sakka  Tunísia 37° 21′ N 9° 48′ E
Extremo meridional Cabo das Agulhas África do Sul 34° 50′ S 20° 0′ E
Extremo oriental Ras Hafun (Cabo Guardafui) Somália 10° 26′ N 51° 24′ E
Extremo ocidental Cabo Verde Senegal 14° 45′ N 17° 31′ W
Considerando continente e ilhas
Ponto Nome País Coordenadas
Extremo setentrional Ilhas Galite  Tunísia 37° 32′ N 8° 56′ E
Extremo meridional Ilha Marion África do Sul 46° 57′ S 37° 43′ E
Extremo oriental Ilha Rodrigues Maurícia 19° 42′ S 63° 30′ E
Extremo ocidental Ilha de Santo Antão Cabo Verde Cabo Verde 17° 4′ N 25° 19′ W
Extremos altimétricos
Ponto Nome País Coordenadas
Ponto de maior altitude Monte Kilimanjaro, 5891,8 m Tanzânia 3° 4′ S 37° 21′ E
Ponto de menor altitude Lago Assal, -155 m (abaixo do nível do mar) Djibouti 11° 38′ N 42° 26′ E

A altitude média em África é de cerca de 600 m acima do nível do mar.

Hidrografiaeditar | editar código-fonte

O continente africano tem alguns dos rios mais extensos e volumosos do mundo, como o Rio Nilo com 6.695 km de extensão, o Níger, o Congo (ou Zaire), o Zambeze, o Limpopo, o Orange, entre outros.

Na África oriental situam-se os Grandes Lagos Africanos, entre os quais o Lago Vitória, o Lago Alberto e o Lago Niassa são dos mais extensos e conhecidos.

Climaeditar | editar código-fonte

A linha do Equador, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio cruzam o continente. Ao norte e ao sul predomina o clima mediterrânico, com a estação das chuvas na primavera e no outono. Por sua vez, no centro, predomina o clima equatorial, quente e úmido. Entre as regiões mediterrânicas e equatorial estendem-se dois grandes desertos, o Saara, a norte, e o Kalahari, a sul.

Economiaeditar | editar código-fonte

A agricultura e a pecuária se destacam como as principais atividades econômicas da África. Recursos minerais, tais como ouro, diamantes, urânio, níquel e outros, explorados na África Austral, são uma das maiores riquezas do continente africano. Existem ainda grandes reservas de petróleo, gás natural e fosfatos.

Muitos países africanos, com grandes extensões de floresta tropical e savana, que albergam importante biodiversidade, estão explorando essa riqueza através do turismo, principalmente nos seus parques nacionais.

Populaçãoeditar | editar código-fonte

Com uma população de mais de 800 milhões de habitantes e uma área de cerca de 30 milhões de km², a África tem uma densidade populacional de cerca de 26 habitantes por km². A população está dividida em vários grupos, mesmo dentro de cada país:

  • Ao norte do Saara, a população é predominantemente árabe, havendo, contudo, grandes grupos de tuaregues e berberes, que já foram a população predominante nesta área.

Relevoeditar | editar código-fonte

A maior parte do relevo da África é formado por planaltos elevados, sem variações significativas; por serem formações muito antigas, esses planaltos sofreram grandes transformaçoes ao longo das eras geológicas. No entanto, observam-se alguns acidentes de relevo.

Ao norte do continente encontramos os Montes Atlas. Ao sul dos Montes Atlas, localiza-se a meseta desértica do Saara e, mais a sul o grande planalto centro-africano. A leste encontra-se o Grande Vale do Rift, com grandes depressões e altas montanhas, entre as quais o Kilimanjaro é o monte mais alto do continente (5895m). A sudeste, encontra-se o maciço do Drakensberg, com os montes Libombos a norte e o Karoo a sul.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Africa satellite orthographic.jpg Portal África

Referênciaseditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Geografia da África







Creative Commons License