Golfo da Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Golfo da Tailândia (área em azul)

O Golfo da Tailândia está localizado no Mar da China Meridional (Oceano Pacífico) e é rodeado pela Malásia, Tailândia, Camboja e Vietname. Na extremidade norte do golfo está a Enseada de Banguecoque, na foz do rio Chao Phraya, perto de Banguecoque e a oeste o istmo de Kra. O golfo ocupa cerca de 320 000 km².

O Golfo da Tailândia é relativamente pouco profundo, com uma profundidade média de 45 m e máxima de apenas 80 m. Esta característica faz com que a circulação de água seja lenta e o forte influxo de água de rios como o rio Chao Phraya e o rio Mekong contribui para que o golfo tenha uma salinidade baixa e seja rico em sedimentos. Na época mais fria da última idade do gelo, o Golfo da Tailândia não existia devido à existência de um nível do mar mais baixo. Em vez disso, constituía o prolongamento do vale do rio Chao Phraya.

Devido ao calor tropical, a água do golfo da Tailândia abriga muitos recifes de coral e, portanto, nele existem vários empreendimentos destinados ao mergulho. O mais popular para o turismo é a ilha de Ko Samui na província de Surat Thani.

O golfo também possui alguns recursos petrolíferos, incluindo petróleo e gás natural.



Regiões da Tailândia Bandeira da Tailândia

Central | Nordeste | Norte | Sul

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Tailândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License