Herman Hollerith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Herman Hollerith
Estatística, invenção, empresário
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 29 de Fevereiro de 1860
Local Buffalo
Morte 17 de Novembro de 1929 (69 anos)
Local Washington, D.C.
Atividade
Campo(s) Estatística, invenção, empresário
Conhecido(a) por Leitor de cartões perfurados, holerite
Prêmio(s) Medalha Elliott Cresson (1890), National Inventors Hall of Fame (1990)

Herman Hollerith (Buffalo, 29 de Fevereiro de 1860Washington, D.C., 17 de Novembro de 1929) foi um empresário norte-americano e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época1 . Foi também um dos fundadores da IBM, precursor do processamento de dados2 .

Cartão perfuradoeditar | editar código-fonte

Certamente utilizando o princípio descoberto por Jacquard para comando automático de teares, Hermann Hollerith - funcionário do United States Census Bureau - inventou, em 1880, uma máquina para realizar as operações de recenseamento da população. A máquina fazia a leitura de cartões de papel perfurados em código BCD (Binary Coded Decimal) e efectuava contagens da informação referente à perfuração respectiva. O sistema foi patenteado em 8 de junho de 1887.

A informação perfurada no cartão era lida numa tabuladora que dispunha de uma estação de leitura equipada com uma espécie de pente metálico em que cada dente estava conectado a um circuito eléctrico3 .

Cada cartão era colocado sobre uma taça que continha mercúrio e que estava conectada também ao mesmo circuito eléctrico do pente. Quando o pente era colocado sobre o cartão os dentes que atravessavam as perfurações fechavam o circuito eléctrico que accionava os contadores respectivos. O contador visualizava o resultado da acumulação pelo deslocamento de um ponteiro sobre um mostrador.

Invenções e negócioseditar | editar código-fonte

Hollerith construia máquinas sob encomenda para o United States Census Bureau, que foram usadas para calcular o censo de 1890 em apenas um ano. O censo de 1880 demorou sete anos. Começou seu próprio negócio em 1896, quando fundou a Tabulating Machine Company. Os maiores centros de censo do mundo alugavam seus equipamentos e compravam seus cartões, assim como as companhias de seguros. Para fazer seu sistema funcionar, inventou o primeiro mecanismo de cartões perfurados, permitindo um operador treinado processar 200 a 300 cartões por hora e um tabulador4 . O tabulador 1890 era especificamente criado para operar apenas cartões do censo de 1890. Um painel de fios em seu tabulador 1906 Type I permitiu-lhe executar diferentes trabalhos sem a necessidade de ser reconstruído, considerados os primeiros passos em direção à programação. Essas invenções foram uma das fundações da moderna indústria de processamento de informações5 .

Sepultura no Cemitério Oak Hill

Em 1911, quatro corporações, incluindo a firma de Hollerith, se fundiram para formar a Computing Tabulating Recording Corporation. Sob a presidencia de Thomas J. Watson, ela foi renomeada para IBM.

Referências

  1. Randell (ed.), Brian. The Origins of Digital Computers, Selected Papers, 3rd ed. [S.l.]: Springer-Verlag, 1982. ISBN 0-jhh87-11319-3
  2. Lydenberg, Harry Miller. John Shaw Billings: Creator of the National Medical Library and its Catalogue, First Director of the New York Public Library. [S.l.]: American Library Association, 1924. 32 p.
  3. Art of compiling statistics
  4. Hollerith's Electric Sorting and Tabulating Machine, ca. 1895 from the American Memory archives of the Biblioteca do Congresso
  5. The Invention and Development of the Hollerith Punched Card

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License