História das missões cristãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

História das Missões Cristãseditar | editar código-fonte

O cristianismo, desde meados do século I, no tempo dos imperadores Tibério, Cláudio e Nero, foi um movimento religioso com tendência universal. Isto é, os cristãos, tanto por causa de perseguição quanto por causa de uma forte tendência interna, espalharam-se por todo o mundo conhecido na Antiguidade. A historiografia que investiga este movimento histórico, em todas as suas dimensões e em todos os períodos históricos (desde a Antiguidade até a Idade Contemporânea), é a parte da ciência histórica que se dedica especificamente à História da Igreja no que diz respeito ao movimento missionário, desde os tempos do Império Romano até os dias de hoje.

Distingue-se da História da Igreja, de modo geral, porque sua investigação historiográfica se focaliza prioritariamente na interface sócio-cultural que as missões cristãs (desde a Igreja primitiva até a Igreja Católica, Igrejas Ortodoxas e Igrejas Protestantes) desenvolveram com as diversas sociedades com as quais trabalharam ao longo da história. Por exemplo, estuda-se não só a Igreja mãe e as instituições eclesiásticas que organizam e sustentam os movimentos missionários, mas as sociedades e culturas "pagãs" do mundo antigo, as missões medievais entre as populações não-cristianizadas da Europa Ocidental e Europa Oriental, as missões católicas e protestantes no período colonial e imperialista à volta do mundo e ao longo da história.

A Bíblia tem informações sobre a expansão inicial do Cristianismo, como o livro de Atos dos Apóstolos.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License