Ilha Wake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Wake
Geografia física
País  Estados Unidos
Geografia humana
População 180
Bandeira não-oficial da Ilha Wake.
Imagem de satélite da Ilha Wake.

A Ilha Wake é um atol com uma costa de 19,3 km, com uma área de 7 km², no norte do oceano Pacífico, aproximadamente a dois terços da distância do Havaí às ilhas Marianas do Norte. A ilha é administrada pelos Estados Unidos, que possuem uma base militar de apoio aos voos que sobrevoam o Pacífico. Os únicos habitantes são precisamente os militares que ocupam esta base. O número destes militares gira em torno de 180.

Esta ilha é formada por diversas ilhotas de coral, situadas sobre um antigo vulcão. O seu clima é tropical.

Durante a Segunda Guerra Mundial houve um importante combate da Guerra do Pacífico pelo controle daquela ilha entre Japão e Estados Unidos. Na época, o Japão pretendia tomar o controle total do oceano Pacífico, por isso fez um ataque a esta ilha. Muitos militares americanos residentes morreram.

Reivindicação territorial das Ilhas Marshalleditar | editar código-fonte

Existe uma reivindicação territorial sobre a ilha Wake, feita pelas Ilhas Marshall1 . Um grupo separatista designado EnenKio também a reivindica. Porém, o atol foi formalmente anexados pelos Estados Unidos no final do século XIX, e é administrado pelo Departamento do Interior do Estados Unidos.


Ver tambémeditar | editar código-fonte

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License