Ilhas Near

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ilhas Próximas)
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa topográfico das ilhas Near
Attu, ilhas Near

As ilhas Near (em inglês: Near Islands) são um grupo de pequenas ilhas no extremo ocidental das Ilhas Aleutas, pertencentes ao Alasca, Estados Unidos. Administrativamente, pertencem à Região Censitária de Aleutians West.

As maiores ilhas neste arquipélago são Attu e Agattu. Além de alguns ilhéus no canal entre Attu e Agattu, as outras ilhas importantes são as ilhas Semichi a nordeste das primeiras, entre as quais se destacam a Alaid, Nizki e Shemya. A cerca de 20 milhas a sudeste de Shemya ficam uns pequenos recifes rochosos conhecidos como Ingenstrem Rocks. A área total de todo o arquipélago das Near é de 1143,785 km², e a população total é de 47 pessoas (no Censo dos Estados Unidos de 2000). As únicas ilhas povoadas são Shemya e Attu.

As ilhas foram designadas Near ("próximas" em inglês) por exploradores russos no princípio do século XVIII, devido a serem as ilhas aleutas mais próximas da Rússia. De facto, ficam mais próximas da Rússia do que do Alasca continental.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército japonês invadiu e ocupou as ilhas Near em 1942. Forças norte-americanas retomaram o arquipélago na batalha de Attu em 1943, durante a Campanha das Ilhas Aleutas.

Referências








Creative Commons License