Império Máuria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Império Máuria formou o maior e mais poderoso império da Índia antiga, que durou de 322 a.C. a 185 a.C.. O Império se iniciou com a conquista do Reino de Magadha e deposição da Dinastía Nanda que o governava, pelo fudador da dinastia e primeiro imperador Chandragupta Maurya.

A expansão se deu desde o Reino de Magadha que se limitava à região do noroeste da India onde hoje se situam as modernas Bihar e Bengala, e tinha por capital a cidade de Pataliputra. e se dirigiu para o norte até os contrafortes do Himalaia, depois para o leste até o atual Hassan e finalmente para oeste, ultrapassando o Paquistão até o Baluquistão (então Pérsia) e partes do atual Afeganistão como Candaar e Herat.

Na luta no ocidente, Chandragupta acabou arrebatando territórios então recentemente conquistados por Seleuco um dos generais de Alexandre. Depois, sob o Imperador Bindusara Amitraghata a conquista dirigiu-se para o sul, com a conquista de Kalinga e o grande imperador Asoka conclui a conquista do restante do sub-continente índico, submetendo por último Pandya e Cheras.

Já sob Chandragupta, seu ministro Kautalya Chanakya escrevia o Artha shastra que é o mais antigo e um dos maiores tratados sobre economia, política, administração, assuntos exteriores e guerra que, junto com os Éditos de Ashoka se constituiram no arcabouço doutrinário de todos os governantes do império.

Com a unificação, a Índia experimentou um longo período de paz e prosperidade com desenvolvimento da economia e ciência, melhoria do comércio, agricultura e sistemas administrativo, tributário e legal. No campo da religião Chandragupta incentivou o jainismo enquanto Asoka favoreceu enormemente o budismo a que se converteu se tornando o predecessor da tutela dos direitos dos animais.

Imperadores Máuriaseditar | editar código-fonte

Precedido por
Império Nanda
Império Máuria
322 a.C.185 a.C.
Sucedido por
Império Shunga
(a Ocidente)
Reis Indo-Gregos
(a Oriente)
Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License