Indústria madeireira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Indústria Madeireira é o sector da actividade industrial baseado no processamento da madeira, desde o plantio até a transformação em objectos de uso prático, passando pela extracção, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico e a modelagem. O produto final desta actividade pode ser a fabricação de móveis, tábuas de madeira produzidas em serrarias, material de construção ou a obtenção de celulose para a fabricação do papel, entre outros derivados da madeira. A indústria madeireira é um sector muito forte em países como o Brasil, a Malásia e a Indonésia, além de vários países do Leste Europeu.

A indústria madeireira é diferente da marcenaria e da carpintaria tanto por ser feita em escala industrial (enquanto aquelas são em modelo artesanal de produção) quanto por incluírem não só o corte, a modelagem e a finalização, mas todo o processo anterior, como o corte de árvores, o replantio de áreas desmatadas e o reflorestamento.

No Brasil, existe certificação para a madeira que é plantada, cortada e processada legalmente. A legislação ambiental brasileira prevê condições de uso e os tipos de árvores que podem ser industrializados. A extracção, o comércio e o processamento de madeira oriunda de matas nativas são considerados crimes ambientais. carece de fontes?

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License