Jane Addams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jane Addams Medalha Nobel
Dados gerais
Naturalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 6 de Setembro de 1860
Local Cedarville, Estados Unidos
Morte 21 de Maio de 1935 (74 anos)
Local Chicago, Estados Unidos
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1931)

Jane Addams (Cedarville, 6 de Setembro de 1860Chicago, 21 de Maio de 1935) foi uma assistente social, filósofa, feminista, pacifista e reformadora e estadunidense. Em 1889 fundou a Hull House junto com Ellen Gates Starr.1

Biografiaeditar | editar código-fonte

Filantropa e doutrinadora norte-americana, considerada pelo presidente Theodore Roosevelt como «a cidadã mais útil dos Estados Unidos». O seu pai já revelava um grande espírito humanitário, defendendo a abolição da escravatura. Jane pretendia ser médica mas possuiria uma constituição muito débil, o que a levou a desistir de tal propósito.

Numa viagem a Londres conheceu os Serviços Sociais da capital inglesa e sentiu nascer em si uma nova vocação. Ao regressar a Chicago, tornou-se uma fervorosa defensora da paz e da justiça social, razão pela qual resolveu criar instituições que protegessem os imigrantes e os trabalhadores de todas as raças. Com a sua amiga Helena Gates Starr, ter-se-à instalado num barracão, o qual limparam e arranjaram de forma a albergar um serviço de assistência social que ficou conhecido como Hull House. Este foi inaugurado em 1889 e Jane foi, até à sua morte, sua chefe - residente.

No Hull House foram instalados jardins de infância, uma agência de emprego, oficinas, campos de recreação, biblioteca, escola de música e aulas de artesanato, clubes, entre outras coisas. Desenvolveu ainda uma frutuosa acção no campo das leis, tendo auxiliado à promulgação da lei de protecção ao trabalho de menores e de mulheres, assim como procurando leis que promovessem maior segurança no local de trabalho, como por exemplo as fábricas.

Defensora do sufrágio feminino, Jane revelou-se uma pacifista e uma mulher dna Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade2 . Foi escritora e conferencista, sempre em temas humanitários. Em 1931 foi-lhe conferido o Nobel da Paz3 .

Referências

  1. Joseph McCabe. Addams, Jane (1863-1935). Um dicionário biográfico dos livres pensadores antigos, medievais e modernos. Página visitada em 12 de Setembro de 2013.
  2. Jane Addams - Facts (em inglês). Página visitada em 12 de Setembro de 2013.
  3. The Nobel Peace Prize 1931 (em inglês). Página visitada em 12 de Setembro de 2013.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte


Precedido por
Nathan Söderblom
Nobel da Paz
1931
Sucedido por
Ralph Norman Angell Lane


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License