Joaquim Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joaquim Francisco
Prefeito Band recife.gif Recife
Mandato 1983-1986
1989-1990
Antecessor(a) Jorge Cavalvante (1ª vez)
Jarbas Vasconcelos (2ª vez)
Sucessor(a) Jarbas Vasconcelos (1ª vez)
Gilberto Marques (2ª vez)
Deputado federal  Pernambuco
Mandato 1987-1988
1999-2007
Ministro do Interior  Brasil
Mandato 1987 (Abril-Agosto)
Antecessor(a) Ronaldo Costa Couto
Sucessor(a) João Alves Filho
Governador  Pernambuco
Mandato 1991-1995
Antecessor(a) Carlos Wilson
Sucessor(a) Miguel Arraes
Vida
Nascimento 14 de abril de 1948 (66 anos)
Recife, PE
Dados pessoais
Alma mater Universidade Federal de Pernambuco
Cônjuge Silvia Couceiro
Partido ARENA, PDS, PFL, PTB, PSB
Profissão advogado

Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti (Recife, 14 de abril de 1948) é um advogado e político brasileiro que foi governador de Pernambuco.

Biografiaeditar | editar código-fonte

Filho de José Francisco de Melo Cavalcanti e Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti. Advogado formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 1970, é sobrinho de Moura Cavalcanti, nas mãos de quem ingressou na política em 1966 ao filiar-se a ARENA. Nomeado Oficial de Gabinete do Governador Nilo Coelho (1967), deixou o cargo para atuar como assessor do tio quando este foi presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no governo Emílio Garrastazu Médici. Quando Moura Cavalcanti foi indicado governador de Pernambuco no Governo Ernesto Geisel, serviu-lhe como presidente da Comissão de Defesa Civil do estado e Secretário de Trabalho e Ação Social. Ao deixar o cargo foi procurador da Junta Comercial do Estado de Pernambuco e Diretor Administrativo-Financeiro da Companhia de Alumínio do Nordeste.

Filiado ao PDS após o fim do bipartidarismo foi nomeado prefeito do Recife pelo governador Roberto Magalhães. Cumprido o mandato disputou uma vaga de deputado federal em 1986 sendo eleito pelo PFL.1 2 Licenciou-se para exercer o cargo de Ministro do Interior3 no governo José Sarney, retornando à Câmara dos Deputados após curta gestão. Eleito prefeito do Recife em 1988, deixou o cargo em 1990 quando foi eleito governador de Pernambuco.

Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington no ano de 1995, retornou à política em 1998 quando foi eleito para o seu segundo mandato de deputado federal sendo reeleito em 2002. Durante o governo Lula migrou para o PTB, retornou ao PFL (DEM) e depois filiou-se ao PSB a convite do governador Eduardo Campos. Em 2010 foi eleito primeiro suplente do senador Humberto Costa.

Referências

  1. Segundo o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral obteve a segunda maior votação do Nordeste com 142.359 votos.
  2. Veja, 06/05/1987.
  3. Entre 30 de abril e 5 de agosto de 1987.

Publicaçõeseditar | editar código-fonte

  • Planejamento Familiar e Trópico - Recife/1983
  • A Lição Ficou - Brasília/1989
  • Idéias e Compromissos - Recife/1984
  • Uma Constituição Renovadora - Recife/1987
  • A Bandeira do Trabalho - Recife/1992
  • Reafirmação do Ideal - Recife/1993
  • Missão e Trajetória - Recife/PE
  • Modernização do Estado - Washington DC - BID/1995
  • Planejamento Familiar: uma volta à questão, Brasília / 1999
  • Coerência Parlamentar - Brasília / 2000

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Joaquim Francisco
Prefeitos do Recife (1889 — 2014)

Manuel Pinto Damaso José Marcelino da Rosa e Silva José de Cupertino Coelho Cintra Esmeraldino Bandeira Manuel Moreira Martins de Barros Arquimedes de Oliveira Eudoro Correia M. A. de Morais Rego Lima Castro Antônio A. R. Pessoa Antônio de Góis Alfredo Osório J. Pessoa Guerra F. Costa Maia Lauro Borba Antônio de Góis João Pereira Borges Antônio de Novais Filho José dos Anjos Pelópidas da Silveira Clóvis de Castro Antônio Alves Pereira M. C. de Morais Rego Antônio A. Pereira Jorge Martins José do Rego Maciel Djair Brindeiro Pelópidas da Silveira Miguel Arraes Liberato da Costa Júnior Pelópidas da Silveira Augusto Lucena Geraldo Magalhães Augusto Lucena Antônio Farias Gustavo Krause Jorge Cavalcante Joaquim Francisco Jarbas Vasconcelos Joaquim Francisco Gilberto Marques Paulo Jarbas Vasconcelos Roberto Magalhães João Paulo Lima e Silva João da Costa Bezerra Filho Geraldo Júlio

Brasão do Recife Bandeira do Recife







Creative Commons License