Johann Most

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Johann Joseph Most
Nascimento 5 de Fevereiro de 1846
Augsburg, Baviera (Alemanha)
Morte 17 de março de 1906 (60 anos)
Cincinnati, Ohio (Estados Unidos)
Escola/tradição Anarquismo
Principais interesses propriedade, liberdade, autoridade, justiça social, pobreza, sociedade.

Johann Joseph Most (Augsburgo, 5 de fevereiro de 1846Cincinnati, 17 de março de 1906) foi um anarquista propagandista alemão que viveu boa parte de sua vida nos Estados Unidos.

Na segunda metade do século XIX Most ganhou notoriedade por sua oratória através da qual advogava pela estratégia da "propaganda pela ação", cujos adeptos, geralmente anarquistas ilegalistas promoveram ações diretas violentas contra indivíduos em altos postos em setores governamentais e cargos importantes em empresas capitalistas, com o objetivo de forçar a mudança revolucionária e inspirar futuras ações em outros. Em seus últimos anos, no entanto, refutaria a propaganda pela ação violenta enquanto método verdadeiramente revolucionário, se contrapondo veementemente aos seus defensores em nome de outras estratégias libertárias.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Johann Most. Ajude e colabore com a tradução.







Creative Commons License