Livraria Bertrand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Livraria Bertrand do Chiado. (desde abril de 2014)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

A Livraria Bertrand é uma rede de livrarias de Portugal. Surgiu em 1732 no Chiado, em Lisboa, e hoje em dia tem mais de 50 livrarias em Portugal e Espanha.1 2

A Bertrand assumiu-se também como um local de tertúlia, funcionando como uma espécie de clube literário. Alexandre Herculano foi um dos notáveis mais assíduos, que para além de lá publicar os livros, não faltava à tertúlia diária. Para além de Herculano, outras figuras da Geração de 1870 por ali passaram. Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão eram alguns dos habitués, que utilizavam este espaço para falar de política e literatura.

Nos finais do século XIX, o Chiado era uma zona de eleição da cidade de Lisboa, e a Livraria era frequentada pela melhor sociedade lisboeta, por ali passando desde liberais e conservadores, burgueses e aristocratas, incluindo o próprio D. Pedro II do Brasil.

O político José Fontana, que aí se suicidou, foi dos seus primeiros empregados.3

Aquilino Ribeiro foi outro dos notáveis que frequentaram a Bertrand. De tal forma, que foi criado o "Cantinho do Aquilino" na primeira sala do lado direito. Dizem os mais antigos que este era o espaço predilecto de Fernando Namora, Urbano Tavares Rodrigues e José Cardoso Pires para a conversa sentada.

Em 1909, a Bertrand dispõe pela 1.ª vez de oficinas próprias de impressão e composição, situando-se na Rua da Alegria, n.º 100 e toma o nome de Tipografia da Antiga Casa Bertrand4 .

Hoje a Bertrand da Rua Garrett é um verdadeiro tesouro vivo e uma recordação única do passado de Lisboa e, particularmente, do Chiado, um bairro emblemático da cidade.

A Livraria Bertrand tem a maior rede de livrarias em Portugal, que vendem desde as mais actuais obras do mercado, os bestsellers do momento, aos títulos de fundo.

Em Março de 2009 a Livraria Bertrand abriu uma loja no antigo Cinema Alcázar, na Rambla em Barcelona com 1500 metros quadrados.5

Em Abril de 2010, a Livraria Bertrand ganha o certificado do Guinness World Records para «os mais antigos livreiros em actividade» e a Livraria Bertrand do Chiado, ganha para «a mais antiga livraria em actividade».6

Entretanto, nesse mesmo ano, é adquirida pelo Grupo Porto Editora e com esta aquisição, surgiu o Grupo BertrandCírculo.4

Referências

  1. Sítio oficial da Livraria Bertrand.
  2. Bertrand do Chiado é a mais antiga livraria do mundo. SOL (20 de Abril de 2011). Página visitada em 20 de Abril de 2011.
  3. Livraria Bertrand do Chiado é a mais antiga do mundo. SIC Notícias (21-04-2011). Página visitada em 2014-04-17.
  4. a b Quem Somos - História. Grupo BertrandCirculo. Página visitada em 2014-04-17.
  5. Agencia Lusa (4 de Março de 2009). Livros: Antigo cinema de Barcelona transformado em livraria da Bertrand. Revista Visão. Página visitada em 2014-04-17.
  6. Longest running bookshop (em inglês). Guinness World Records. Página visitada em 2014-04-17.







Creative Commons License