Luiz Felipe Lampreia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luiz Felipe Palmeira Lampreia

Luiz Felipe Palmeira Lampreia (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1941) é um sociólogo e diplomata brasileiro.

Filho de João Gracie Lampreia e Maria Carolina Palmeira Lampreia, é graduado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1962. Ingressou no Instituto Rio Branco no mesmo ano. Foi nomeado terceiro-secretário em novembro de 1963,1 foi embaixador em Paramaribo (Suriname), em Lisboa (Portugal), e em Genebra (OMC e outros organismos internacionais). Foi Secretário Geral do Itamaraty (1992-1993) e Ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2001.

Atualmente é professor associado de Relações Internacionais da ESPM-Rio.

É ligado ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), um think tank de relações internacionais, do qual é vice-presidente emérito.2 É também presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Além disso, é membro dos conselhos de várias empresas internacionais de consultoria em planejamento estratégico, como McLarty Associates 3 e Oxford Analytica,4 empresas industriais, como Partex Oil and Gas, Souza Cruz e Coca-Cola, e do banco português Caixa Geral de Depósitos.5

Lampreia mantém um blog sobre Política Internacional no site de O Globo.6

Referências

Precedido por
Celso Amorim
Ministro das Relações Exteriores do Brasil
19952001
Sucedido por
Celso Lafer



Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License