MSN Messenger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MSN Messenger
Logótipo
Desenvolvedor Microsoft
Sistema operacional Microsoft Windows, Mac OS X, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8
Gênero(s) Mensageiro instantâneo
Licença Proprietária, Freeware
Estado do desenvolvimento Descontinuado em 27 de maio de 2013

MSN Messenger foi um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.

O programa permitia que um usuário da Internet se relacionasse com outro que tivesse o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Ele foi fundido com o Windows Messenger e originou o Windows Live Messenger.

O pioneiro nesse tipo de aplicação foi o ICQ que em 1996 revolucionou o conceito de mensagens instantâneas online. Porém alguns anos depois o MSN conquistou cada vez mais adeptos em Portugal (embora na Europa o mensageiro mais utilizado continuasse a ser o ICQ) e se tornou líder do segmento no Brasil, onde foi consistentemente um dos programas mais baixados nos sites de downloads locais.1

O sucesso que o MSN Messenger teve pode ser explicado por ele ter sido integrado ao serviço de e-mail Hotmail, por ser incluso com o Windows XP e por ter uma intensa publicidade junto ao público jovem. Também teve como concorrente o Yahoo! Messenger, outro serviço igualmente integrado a e-mail.

No dia 06 de Novembro de 2012 foi feito o primeiro anúncio da descontinuidade do uso do programa, que foi, substituído em definitivo pelo Skype. No dia 09 de Janeiro de 2013, a Microsoft comunicou o encerramento do serviço do programa no dia 15 de março, e que as contas dos usuário seriam migradas para o Skype, que pertence à companhia2 . No dia 27 de maio de 2013 o serviço foi desativado em definitivo.3

Windows Live Messengereditar | editar código-fonte

Windows Live Messenger foi novo nome para a nova geração do "MSN Messenger", separando-o das divisões de conteúdo da marca MSN (MSN.com, MSN Money, etc). A partir disso este serviço passou a ser chamado de "Windows Live", e já poderia ser baixado no site oficial.

Últimos Anoseditar | editar código-fonte

Nos últimos anos, dos 323 milhões de utilizadores, estimave-se que 140 milhões o usassem com regularidade diária4 .

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License