Mar da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mar da Noruega.

O Mar da Noruega (norueguês: Norskehavet) é uma parte do Oceano Atlântico ao noroeste da Noruega, situado entre o Mar do Norte (norte da Escócia) e o Mar da Groenlândia.

Liga-se ao Mar da Islândia ao oeste e ao Mar de Barents ao nordeste. No sudoeste, é separado do Oceano Atlântico por uma cordilheira submarina que passa entre a Islândia e as Ilhas Feroé. Ao norte, a cordilheira Jan Mayen o separa do Oceano Ártico. O Mar da Noruega, o Mar da Groenlândia e o Mar da Islândia são às vezes chamados conjuntamente de Mares Nórdicos.

Dadoseditar | editar código-fonte

  • Profundidade Média: ~ 1600-1760 metros.
  • Profundidade Máxima: ~ 3971 metros.
  • Superfíciee: ~ 1380000 km²
  • Volume: ~ 2400000 km³
  • Salinidade: cerca de 35 partes por 1000.

Correnteseditar | editar código-fonte

No Mar da Noruega e no Mar da Groenlândia, a água da superfície desce dois ou três quilômetros, formando uma região fria e rica em oxigênio no fundo. Como resultado, há uma corrente superficial quente e uma corrente profunda fria correndo ao longo da costa ocidental da Noruega.

A assim chamada corrente da Islândia do Leste transporta água fria do sul do Mar da Noruega para a Islândia e depois para o leste, ao longo do Círculo Polar Ártico. Na corrente Norueguesa Atlântica, uma parte da Corrente do Golfo (Gulf Stream) transporta água mais quente ao norte, contribuindo para amenizar o clima na Noruega. O Mar da Noruega é a fonte da maior parte da Água Profunda do Atlântico Norte (North Atlantic Deep Water).

Atualmente, variações e flutuações nessas correntes são bastante monitoradas, pois pensa-se que são indicadoras de uma mudança no clima.

Condiçõeseditar | editar código-fonte

O Mar da Noruega permanece geralmente livre de gelo, devido à corrente Norueguesa Atlântica, quente e salina.

Recursos naturaiseditar | editar código-fonte

Dispõe de ricas zonas de pesca, onde se encontram principalmente arenques, sardinhas e anchovas. A extração em larga escala de petróleo e gás natural no Mar da Noruega começou em 1993.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License