Menelau de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Menelau de Alexandria (ca. 70130) foi um astrônomo e matemático grego.

Menelau possivelmente viveu em Alexandria, Egito e em Roma, tendo estado em Alexandria até a sua juventude, mudando-se para Roma mais tarde.

Há registos de Ptolomeu sobre observações astronômicas feitas por Menelau em Roma. Sabe-se que ele escreveu “O Livro das Proposições Esféricas”, “Sobre o Conhecimento dos Pesos e a Distribuição de Diferentes Corpos”, três livros sobre “Elementos de Geometria” e “O Livro sobre o Triângulo”. Pensa-se ainda que Menelau teria escrito um texto sobre mecânica. Destes livros, só o primeiro chegou aos nossos dias.

Menelau foi o primeiro a escrever a definição de triângulos esféricos, “o espaço incluído entre arcos de círculos máximos na superfície de uma esfera (…) Esses arcos são sempre menores que um semi-círculo”. O trabalho de Menelau marcou um ponto de virada na trigonometria esférica, tendo o seu trabalho sido aplicado em Astronomia.

Menelau é ainda hoje conhecido pelo seguinte teorema que, conhecido anteriormente no plano, foi demonstrado por Menelau em geometria esférica: “Considerem-se três pontos X, Y e Z, respectivamente em cada uma das retas BC, AC e AB. Então X, Y e Z são colineares se e somente se:

\frac{AZ}{ZB}  \cdot \frac{BX}{XC} \cdot \frac{CY}{YA} = -1.

Ver tambémeditar | editar código-fonte









Creative Commons License