Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho
Nascimento 2 de maio de 1912
Salvador
Morte 7 de maio de 1967 (55 anos)
Salvador
Ocupação Engenharia, política

Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho (Salvador, 2 de maio de 1912 — Salvador, 7 de maio de 1967) foi um engenheiro, político e professor brasileiro.

Foi professor da disciplina de Materiais de Construção da Universidade Federal da Bahia. No período de 1952 a 1958 representou o Brasil no Conselho Interamericano do Comércio e Produção. Em agosto de 1962 foi nomeado Subsecretário de Estado dos Negócios da Fazenda. Durante o parlamentarismo exerceu o cargo de ministro da Fazenda, no impedimento do titular e em seguida como efetivo, tendo sido o último ministro da Fazenda do regime parlamentarista.

Firmou um contrato com a Fundação Getúlio Vargas para organizar e coordenar os levantamentos, estudos e projetos de reestruturação das repartições arrecadadoras federais.

Foi diretor-presidente da Associação Comercial da Bahia, reitor da Universidade Federal da Bahia, primeiro presidente do conselho de reitores das Universidades Brasileiras, diretor-presidente do Banco Econômico da Bahia S/A e deputado federal pela Bahia.

Ligações externaseditar | editar código-fonte


Precedido por
Francisco de Paula Brochado da Rocha
Ministro da Fazenda do Brasil
1962 — 1963
Sucedido por
San Tiago Dantas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License