Oceano global

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Oceano Global.

Oceano global ou o oceano mundial é o sistema interconectado das águas oceânicas da Terra, e compreende o volume da hidrosfera.

A unidade e a continuidade do oceano do mundo, com intercâmbio relativamente livre entre suas peças, são da importância fundamental à oceanografia. Habitualmente, é dividido em cinco grandes áreas oceânicas principais, limitadas pelos continentes e pelas várias características oceanográficas: o oceano Atlântico, o oceano Ártico (considerado às vezes um mar do Atlântico), o oceano Índico, o oceano Pacífico, e o oceano Antártico (considerado às vezes apenas uma parcela do sul do Atlântico, do Índico, e do oceano Pacífico). Por sua vez, as águas oceânicas são intercaladas por muitos mares menores e por outros corpos de água.

Oceanos globais existiram por várias eras na Terra, e a noção data da antigüidade clássica (sob a forma de Oceanus). O conceito contemporâneo de oceano global foi desenvolvido por Yuly Shokalsky, um oceanógrafo russo do início do século XX que descreveu pela primeira vez um oceano "solitário", contínuo, que cobrisse a maior parte do planeta.

Os cinco oceanos
800px-LocationSouthernOcean.png
Antártico
800px-LocationArcticOcean.png
Ártico
800px-LocationAtlanticOcean.png
Atlântico
800px-LocationIndianOcean.png
Índico
800px-LocationPacificOcean.png
Pacífico







Creative Commons License