Radiação gravitacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Onda gravitacional)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Onda gravitacional é a onda que transmite energia por meio de deformações no tecido do espaço-tempo, ou seja, perturbando o campo gravitacional. A teoria geral da relatividade prediz que massas aceleradas podem causar este fenômeno, que se propaga com a velocidade da luz. Bons candidatos a geradores destas ondas são corpos acelerados que possuem grande massa, como, por exemplo, um sistema binário.

Até 2011, nenhuma "radiação gravitacional" foi satisfatoriamente observada. A teoria prevê que o pacote de onda da gravidade seria a partícula gráviton, que ainda também não foi observada.

Existem diversos experimentos ao redor do mundo que buscam evidências de ondas gravitacionais 1 . Muitos se baseiam em tentar detectar alterações da energia interna de corpos maciços a baixíssimas temperaturas, confinados em sistemas amortecidos em laboratório. Essas alterações da energia interna seriam supostamente causadas por ondas gravitacionais oriundas de megaeventos no espaço, como o choque de estrelas. Na Universidade de São Paulo, existe um detector de ondas gravitacionais, o Detector Mario Schenberg, que busca tais evidências.2

Referências

  1. Gravitational Wave Observatories (em Inglês). Página visitada em 05 de Junho de 2013.
  2. MORAES, M.S. (6 a 12 de novembro de 2006). Para comprovar as ideias de Einstein. Jornal da USP. Página visitada em 19 de setembro de 2012.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Radiação gravitacional

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License