Oposição (política)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Oposição é ato ou efeito de opor ou colocar contra de algo ou alguém.

Direito Civileditar | editar código-fonte

Na linguagem jurídica, significa um dos casos em que se pode dar a intervenção de terceiros no decurso de uma ação. O opoente visa defender um direito seu que está sendo disputado por outras pessoas.

Políticaeditar | editar código-fonte

Em política refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao governo.

Em regimes de governo bipartidários a posição de cada partido político fica sempre estabelecida entre o partido de situação (partido do governo) e partido de oposição. Em regimes multipartidários a cada eleição os partidos dividem-se em partidos de situação, oposição e independentes.

Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não-institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo.

Formas de oposiçãoeditar | editar código-fonte

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete oposição (política).
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.









Creative Commons License