Ornatos Violeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ornatos Violeta
Informação geral
Origem Porto
País  Portugal
Gênero(s) Rock alternativo, funk rock, jazz fusion
Período em atividade 1991 - 2002, 2012
Ex-integrantes
Manel Cruz
Kinörm
Nuno Prata
Peixe
Elísio Donas

Ornatos Violeta foi uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências, incluindo o ska e o jazz.

É originária da cidade do Porto, composta por Manel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora o ponto alto da sua carreira corresponda sobretudo aos últimos 3 anos da década. A banda decidiu então separar-se no final de 2000, juntando-se para um concerto único de celebração do seu 10º aniversário na KEIMAS 2001.

Históriaeditar | editar código-fonte

A banda formou-se em 1991, mas só editou um álbum seis anos mais tarde. Durante esse período, os Ornatos participaram em várias colectâneas e ganharam o prémio de originalidade do 7º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous.1 Existem muitas músicas elaboradas pela banda que não chegaram a ser editadas em disco.2

Em 1997 lançaram Cão!, o seu primeiro trabalho — que inclui o tema "Letra S", em dueto com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã - um disco onde pela primeira vez se demonstrou a disponibilidade da banda de explorar um som misto, com o estilo específico de escrita de Cruz, para agrado de numerosos novos fãs e da maioria da crítica musical nacional.

No ano seguinte, no contexto da Expo 98, colaboraram na colectânea Tejo Beat (no qual participaram também Boss AC, Blasted Mechanism, Zen e Flood), com o tema "Tempo de Nascer".

O seu álbum O Monstro Precisa de Amigos foi lançado em 1999, demonstrando uma produção mais cuidada e, de forma geral, um estilo menos ativo e mais contido. O álbum produziu os singles Ouvi Dizer, um dueto com Victor Espadinha, e Capitão Romance, com Gordon Gano, vocalista dos aclamados Violent Femmes. Foi ainda neste ano que colaboraram no disco XX Anos XX Bandas, um tributo aos 20 anos dos Xutos & Pontapés, como uma versão do tema Circo de Feras, cuja letra foi expandida.

Pós-separaçãoeditar | editar código-fonte

Ainda em 2002, surgiram os Pluto, banda de rock ligeiramente mais tradicional, que inclui Cruz na sua formação, como vocalista e guitarrista secundário, e Peixe como guitarrista principal. Outro projecto de Manel Cruz (voz), surgido no mesmo ano, foram os Supernada, com um álbum editado apenas em 2012, integrado por mais quatro membros: Miguel Ramos (baixo), Ruca (guitarra), Eurico Amorim (teclado) e Francisco Fonseca (bateria).

Os temas Capitão Romance e Chaga fizeram parte da banda sonora do filme Rasganço de Raquel Freire.

Em 2006, Nuno Prata lançou o seu primeiro álbum a solo onde participam como convidados, entre outros, os restantes ex-membros dos Ornatos Violeta. Em 2008, Manel Cruz lançou o projecto Foge Foge Bandido com um álbum duplo, O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei. O teclista Elísio Donas veio depois a participar no grupo Per7ume, do qual saiu em Agosto de 2008. A 31 de Maio de 2010 saiu o primeiro álbum de Zelig, banda da qual faz parte o guitarrista Peixe. O baterista Kinorm esteve envolvido em diversos projetos, com destaque para Mata Tu, Patrón! e Plus Ultra, com Gon, dos ZEN.

Regressoeditar | editar código-fonte

Em 2012, a 9 de Fevereiro, sensivelmente após uma década de inatividade, a banda anuncia a realização de dois concertos, nos Coliseus de Lisboa e do Porto, através da sua página Facebook.3

Sensivelmente um mês depois, a 7 de Março, foi também noticiada a sua presença no Festival Paredes de Coura 20124 .

Membroseditar | editar código-fonte

Ricardo (1º vocalista)

Discografiaeditar | editar código-fonte

Álbunseditar | editar código-fonte

Participaçõeseditar | editar código-fonte

  • Ritual I - Dez Lamúrias Por Gole
  • Musimagazine - Madame Banho
  • Freesom 95 - Madame Banho/Gente Em Pó/Tv
  • Républica Das Bananas - A Minha Pequena Menina
  • Sons De Todas As Cores - Homens De Princípios
  • Ritual Video Clips '97 - Punk Moda Funk (video)
  • Tejo Beat - Tempo de nascer (1998)
  • XX Anos XX Bandas - Circo de feras (1999)

Referências

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License