Paisagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Exemplo de paisagem natural.
Paisagem.
Paisagem de Outono
paisagem do inverno

Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc/. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.

O termo é normalmente usado para se referir às perspectivas visuais existentes em cada ambiente, sendo inclusive uma categoria da pintura.

Tipos de paisagemeditar | editar código-fonte

A paisagem é um resultado natural ou humanizado

Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo./

Referências

Aquino, Victor. Significados da Paisagem. São Paulo: InMod, 2012.

Arnhein, Rudolf. Art and visual perception: A psychology of the creative eye. California, USA: University of California, 1992.

Merleau-Ponty, Maurice. Lê visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1968.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Paisagem.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License