Pampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pampas)
Ir para: navegação, pesquisa
Pampa
Imagem aérea dos pampas em Junín, Argentina

Imagem aérea dos pampas em Junín, Argentina
Coordenadas Estão localizados entre 34º e 30º latitude sul e 57° e 63° latitude oeste.
Bioma Pradaria
Área 750 000 km²
Países  Argentina
 Brasil
Uruguai
Extensão dos pampas na América do Sul.

Extensão dos pampas na América do Sul.


Placa da Região do Pampa Gaúcho, na BR-392, em Santa Maria que é um município de transição entre o Pampa e a Serra Gaúcha

Pampa, Pampas, Campos do Sul, Campos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63 por cento do território do estado)1 , o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos e Corrientes.

Etimologiaeditar | editar código-fonte

"Pampa" originou-se do vocábulo quéchua pampa, que significa "planície"2 . "Campos" é oriundo do termo latino CAMPV3 . "Campanha" é oriundo do termo latino tardio CAMPANIA4 .

Caracterizaçãoeditar | editar código-fonte

Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anus-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus. No Brasil, é um bioma ameaçado.

O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Panorama dos pampas na província argentina de La Pampa, a 70 km ao norte de Santa Rosa

Referências

  1. Mapa de Biomas do Brasil
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 254
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.329
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.328

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License