Parque da Cidade (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vista da Nova Póvoa e Hospital Clipóvoa a partir do Parque da Cidade.

Parque da Cidade é uma zona na cidade da Póvoa de Varzim em Portugal, dominada pelo Parque da Cidade da Póvoa de Varzim, que constitui uma das onze partes da cidade. Esta parte da cidade assenta em quatro freguesias distintas: Amorim, Aver-o-Mar, Beiriz e Póvoa de Varzim e localiza-se a nordeste do Centro da Póvoa de Varzim. As zonas habitacionais do bairro encontram-se a poente e a norte do parque urbano.

No Parque da Cidade encontram-se estruturas de relevo tais como o Clipóvoa Hospital Privado, o Hotel Sol Póvoa, o Grande Colégio da Póvoa de Varzim, o Estádio Municipal e futuramente o Estádio do Varzim e as instalações do Clube Desportivo da Póvoa, com o seu Pavilhão e respectivo complexo de piscinas.

Geografiaeditar | editar código-fonte

Localização do Bairro do Parque da Cidade.
A Lagoa da Pedreira.

O Parque da Cidade é limitado a norte por Aver-o-Mar, a poente pelo Agro-Velho, a sul por Barreiros/Moninhas e Giesteira, a nascente pela Autoestrada A28, dividindo-se assim de Amorim.

A parte da cidade do Parque da Cidade assenta em zonas distintas que circundam o Parque da Cidade. As suas principais áreas residenciais são as zonas de Montgeron e Penouces a oeste, que surgiram como um prolongamento do Bairro Norte pela Estrada Nacional 13. E, o lugar das Sencadas, antigo lugar rural, a norte, recentemente transformado em residencial.

Os principais acessos a esta zona da cidade são a Estrada Nacional 13, que ladeia o bairro por oeste, e a Avenida do Mar (variante entre a EN13 e a A28) que demilita esta parte da cidade, prtencendo o flanco sul da avenida a Barreiros.

Localiza-se ali a Lagoa da Pedreira, e é atravessado pelo ribeiro conhecido como rio do Esteiro, ambos englobados no projecto do parque urbano.

Históriaeditar | editar código-fonte

Inicialmente a área do Parque da Cidade era uma zona de campos agrícolas, completado com casario rural. O desenvolvimento urbano dá-se ao longo da Estrada Nacional 13, ali denominada Rua Gomes de Amorim, surgem várias residências e restaurantes já nas últimas décadas do século XX. É aberta a Avenida Cidade de Montgeron, para celebrar a geminação da Póvoa de Varzim com aquele município francês em 1986. Em 1988, é criada a Clipóvoa por um empresário local na rua D. Manuel I, que rapidamente se tornou numa referência nos cuidados de saúde no Norte de Portugal, abrindo pólos em várias cidades do país. O Hospital é adquirido pela Espírito Santo Saúde em Dezembro de 2005 e passa a se denominar Clipóvoa Hospital Privado. Com a proximidade ao centro da cidade, às praias e os serviços privados de referência de saúde e educação ali disponíveis, a urbanização da zona acelerou surgindo vários empreendimentos residenciais com a denominação comum de "Montgeron".

Em 2003, inicia-se a construção do Parque urbano da Póvoa de Varzim com a inauguração do Estádio Municipal em 2003. O projecto paisagístico é obra do arquitecto Sidónio Pardal. O local intencionado possuía vários campos agrícolas, não se encontrava totalmente desabitado, contavam-se ali duas quintas habitadas.








Creative Commons License