Paulo Roberto Haddad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Paulo Roberto Haddad (Oliveira, 18 de julho de 1939) é um economista brasileiro.

Formado em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 1962.

Fez curso de especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia Holanda 1965/1966. Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. fundador e primeiro diretor do Centro de desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG -1968/1973).

Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior. O último livro: Economia Regional: Teorias e Métodos Operacionais 1989. Diploma de Língua Inglesa (Lower Certificate) da Universidade de Cambridge. Professor das Nações Unidas em cursos no Chile uruguai e Brasil desde 1986. Primeiro secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós -graduação em Economia - ANPEC - 1971/1973. Professor convidado da Universidade de Vanderbilt - EUA/1970. Participou de vários congressos científicos com apresentação de trabalhos.

Exerceu o cargo de Secretário de Planejamento do Governo do Estado de Minas Gerais de 03/79 a 03/82. Secretário da Fazenda do Governo do Estado de Minas Gerais de 03/82 a 03/83. Foi Diretor de Planejamento Econômico da Fundação João Pinheiro de 03/75 a 03/79. Exerceu o cargo de Assessor da Presidência da ACESITA.


Foi Ministro da Fazenda do Brasil, durante a presidência de Itamar Franco, de 16 de dezembro de 1992 até 1 de março de 1993.

Neste período foi responsável pela elaboração e execução de diversos programas governamentais. Programa de Desenvolvimento de Centros Intermediários (cidades-dique). Programas de Desenvolvimento da Agricultura de Baixa Renda Programas de Desenvolvimento de Comunidades. Participou de negociação e aprovação de recursos financeiros para a execução de programas de desenvolvimento do Banco Mundial Banco Interamenricano de Desenvolvimento no KFW (Alemanha) na Organização das Nações Unidas.


Bibliografiaeditar | editar código-fonte

Precedido por
João Batista de Abreu
Ministro do Planejamento do Brasil
19921993
Sucedido por
Yeda Crusius
Precedido por
Gustavo Krause
Ministro da Fazenda do Brasil
19921993
Sucedido por
Eliseu Resende


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License