Poaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPoaceae (gramíneas)
Trigo (Triticum aestivum)

Trigo (Triticum aestivum)
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
(R.Br.) Barnh. (1895)
Subfamílias
Ver texto
bambu (Bambusa oldhamii)

As gramíneas (R.Br.) Barnhart, também conhecidas como capins, gramas ou relvas, são plantas floríferas, monocotiledôneas (classe Liliopsida), da família Poaceae.

O sistema de classificação APG II, de 2003, reconhece esta família, incluindo-a na ordem Poales. A família é constituida por 668 gêneros com 10 035 espécies.

O sistema de classificação APG, de 1998, reconhecia a família na ordem Poales com o nome de Gramineae (Juss.), com aproximadamente 700 gêneros e 12 000 espécies.

O Sistema de Cronquist, de 1981, também reconhecia esta família, porém colocando-a na ordem Cyperales (Wettst., 1911), que não existe mais.

No Sistema de Jussieu, de 1789, Gramineae é o nome de uma ordem botânica da classe Monocotyledones com estames hipogínicos, com 58 gêneros.

Estima-se que pastos e savanas compreendem 20% da vegetação que cobre a terra. No Brasil, ocorrem cerca de 180 gêneros e 1 500 espécies.

Importância econômicaeditar | editar código-fonte

Esta família botânica é a mais importante de todas as famílias de plantas para economias humanas, incluindo gramas de forragem; os grãos são o principal alimento cultivado em torno do mundo e o bambu, usado extensamente para a construção em toda Ásia.

As gramas agriculturais cultivadas para a produção de alimento são chamadas cereais. Os cereais constituem a fonte principal de calorias para seres humanos. Incluem o arroz na Ásia, o milho no México e trigo e cevada na Europa e na América do Norte. O milho e outros cereais são também cultivados em muitos países para a produção de alimentos para animais, na pecuária.

Algumas gramíneas conhecidas são:

Etimologiaeditar | editar código-fonte

"Capim" é proveniente do termo tupi caá pi'i, que significa "folha delgada"1 . "Grama" vem do latim gramen, que significa "erva, relva"2 . "Cereal" vem do latim cereale, que significa "referente a Ceres" (a deusa romana da agricultura)3 . "Relva" vem do latim relevare, "levantar"4 .

Informações botânicaseditar | editar código-fonte

Folhaseditar | editar código-fonte

As folhas das gramíneas são alternas dísticas, alongadas, paralelinérvias, invaginantes, comBaínha abarcante fendida. Há duas pequenas expansões na base da lâmina foliar denominada aurículas. Na junção da lâmina foliar com a bainha há a formação da lígula que pode ser membranosa, pilosa ou mista, característica muito importante para a taxonomia. A epiderme é rica em silício.

Floreseditar | editar código-fonte

As flores das gramíneas são compostas por:

Inflorescência indefinida (não cimeira): Espiga, constituída por subunidades: espiguetas/flórulas. Nas gramíneas cada espigueta possui geralmente duas brácteas (glumas) na base e cada fórula da espigueta é protegida por 2 bractéolas (glumelas).

Frutoseditar | editar código-fonte

Na sua grande maioria, os frutos das gramíneas são cariópses.

Subfamíliaseditar | editar código-fonte

Gêneroseditar | editar código-fonte

Índice com os géneros da família Poaceae segundo o sistema APG II:


Índice: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.341
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.862
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.383
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 480

Ligações externaseditar | editar código-fonte

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Poaceae
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Poaceae
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Poaceae
Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License