Poeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tempestade de poeira no Texas, em 1935.
Uma bicicleta coberta de poeira
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Poeira

Poeira ou são uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar, causando sujeira em diversos objetos.

Algumas poeiras conhecidas:

  • Pó da casa, muitas vezes uma mistura de microfibras, pele morta, pequenas partículas e excremento de ácaros (ver também: Alergia)
  • Pólen das plantas
  • Poeira de farinha em padarias
  • Poeira de carvão e de pedra em minas
  • Poeira das construções, que surge na construção de casas ou na sua demolição.

Como poeiras finas denominam-se partículas de pó com um diâmetro inferior a 10 micrômetros (10 µm = 0.01 mm).

Se as partículas de pó são inferiores a 5 micrômetros de diâmetro, elas podem penetrar a membrana exterior dos pulmões. A maioria dessas partículas acumula-se então nos espaços disponíveis dentro dos pulmões. Desse modo prolonga-se o trajeto de difusão para o oxigênio, o que dificulta a respiração e provoca a falta de ar do paciente. A doença resultante chama-se de pneumoconiose, e é reconhecida geralmente como uma doença profissional típica dos mineradores.

O mesmo se pode dizer da doença denominada asbestose. No entanto, com a agravante de os filamentos ou microfibras de asbesto serem cancerígenos.

Farinha, pó da casa ou pólen podem provocar alergias.

Certas poeiras, quando distribuídas em grandes quantidades e constituídas de pós inflamáveis podem originar explosões por causa da sua grande superfície.








Creative Commons License